Empresários destacam impacto da tragédia e retomada econômica

pós-cheias

Empresários destacam impacto da tragédia e retomada econômica

Com a entrega da nova ponte da ERS-130, na próxima semana, logística regional ganha novos rumos. Tema foi debatidos no programa Negócios em Pauta deste sábado, 29

Empresários destacam impacto da tragédia e retomada econômica
Danilo Bruxel, empresário e ex prefeito de Arroio do Meio; Maurício Lorenzon, engenheiro da Energia Própria; Joner Kern, empresário do ramo turístico e imobiliário; e Hélio Meneghini da Meneghini Veículos, foram os convidados da semana. (Foto: Rodrigo Gallas)
Vale do Taquari

Na semana que marca a retomada para o Vale com a entrega de uma das maiores obras de engenharia da região, a nova ponte da ERS-130, prevista para a próxima sexta-feira, 4 de abril, empresários e representantes de empresas situadas às margens da rodovia — que também foram impactadas pelas cheias de 2024 — ressaltam os desafios enfrentados com a ausência da estrutura e a importância da conclusão da obra dentro do novo prazo.

O empresário e ex-prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, relembra um dos momentos mais marcantes da tragédia. Em maio de 2024, observava a Ponte de Ferro de sua residência quando a estrutura foi levada pelas águas do rio Forqueta. “Às 9h01, eu estava olhando para a ponte. Virei por alguns segundos e, quando olhei novamente, a estrutura já não estava mais lá. Não sei nem como descrever o que senti naquele momento”, recorda, durante participação no programa Negócios em Pauta, deste sábado, 29.

LEIA TAMBÉM: Ponte da 130 quase pronta. Tráfego será liberado sexta

Além da perda de vidas e da destruição de moradias, a queda das pontes interrompeu a conexão do Vale com outras regiões, causando impactos econômicos significativos. Empresas sofreram com a interrupção do fluxo de mercadorias e a dificuldade de deslocamento. “No final do ano, um fornecedor nos visitou e levou mais de meia hora para atravessar de Lajeado para Arroio do Meio. Ele me perguntou: ‘Vocês estão morando numa ilha?’”, relata Bruxel.

A concessionária Meneghini Veículos, apesar de estar localizada em Arroio do Meio, também foi fortemente afetada. O município mantém relações comerciais com diversas cidades vizinhas, e a interrupção das pontes refletiu diretamente no fluxo de clientes e nas vendas. Um dos diretores da empresa, Hélio Meneghini, conta que a tragédia impactou drasticamente os negócios. “Ontem, um cliente de Lajeado ligou perguntando se a loja ficava do lado de Arroio do Meio. Quando confirmamos, ele desistiu de vir”, lamenta.

Nesta manhã, 29, os trabalhos seguem intensos na obra da nova ponte da ERS-130. Na noite de sexta-feira, 28, foi concluído o içamento das 13 lajes sobre as vigas. Agora, as equipes se dedicam à concretagem das lajes no lado de Arroio do Meio e à pavimentação da cabeceira no lado de Lajeado. A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), responsável pela obra, reafirma que o tráfego de veículos será liberado na próxima sexta-feira, quase um ano após as catástrofes que devastaram a região.

Confira entrevista completa

Acompanhe
nossas
redes sociais