O campeonato que premia a melhor regularidade do país inicia neste fim de semana. Ao longo de 10 meses, 20 equipes disputam as 38 rodadas do Campeonato Brasileiro em busca do sonhado título nacional, mas também das vagas à Libertadores e Sul-Americana, enquanto que precisam lidar com o temido Z4 e o risco do rebaixamento à Série B. A jornada é longa, difícil, exige constância, derruba técnicos, mas também faz atletas entrarem para a história. Na primeira rodada, duas pedreiras no caminho da Dupla Gre-Nal. O Grêmio estreia em casa, contra o campeão mineiro Atlético. O Inter, visita de cara o favorito ao título, Flamengo, no Maracanã.
Mesmo com títulos internacionais nas últimas décadas e muitos vice-campeonatos no Brasileirão, Grêmio e Inter ainda perseguem o primeiro título nos pontos corridos, disputados desde 2003. Para este ano, entram como azarões. As projeções de sites e jornalistas apontam o Inter como candidato ao G4, enquanto que o Grêmio aparece como coadjuvante na busca pela classificação à Libertadores. Tudo pode mudar em poucas rodadas.
Estreia em casa
O Tricolor recebe o Atlético-MG, na Arena, às 18h30min deste sábado. Vice-campeão gaúcho, o Grêmio teve duas semanas para trabalhar e achar alternativas para melhorar. Gustavo Quinteros garante ter tirado proveito, e promete entregar um Tricolor diferente no Brasileirão.
Em campo, o time pode ter novidades e a tendência é que inicie a jornada com mais atenção defensiva. Villasanti, Camilo e Edenilson devem formar uma trinca de volantes atrás dos três atacantes. Outra possível novidade é a manutenção de Igor Serrote na lateral-direita.
O time titular deve ter: Tiago Volpi; Igor Serrote, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Villasanti, Camilo e Edenilson; Amuzu, Kike Olivera e Arezo.
Visita ao favorito
Campeão gaúcho depois de nove anos, o Inter entra no Brasileirão com ambição de brigar pelo título. Logo de cara, enfrenta o grande favorito, fora de casa. O Colorado encara o Flamengo, no Maracanã, também no sábado, às 21h.
Roger Machado teve duas semanas para preparar a equipe e deve apresentar modificações. Antigos titulares, Rochet e Wesley voltam ao 11 inicial. Mesmo que tenham feito um bom Gauchão, Anthoni e Carbonero passam a ser opção no banco. Juninho, contratado do Midtjylland, da Dinamarca, deve estrear na zaga no lugar de Victor Gabriel, lesionado.
O provável time titular tem: Rochet; Aguirre, Vitão, Juninho e Bernabei; Fernando e Bruno Henrique; Vitinho, Alan Patrick e Wesley; Valencia.
Novas regras para melhorar o jogo
A expectativa é de um campeonato equilibrado e com mais bola rolando. A CBF adotou novas regras para o torneio, visando principalmente ajudar a arbitragem, tão criticada no país inteiro. A novidade que mais chama atenção envolve os goleiros, que agora poderão ser punidos caso façam cera na reposição.
A regra, aprovada no último conselho da International Football Association Board (Ifab), consiste em conceder um escanteio ao adversário assim que o goleiro segurar a bola com as mãos por mais de oito segundos.
Outra mudança para fazer com que o jogo seja mais fluído é o sistema de bolas múltiplas. Consiste em posicionar bolas ao redor do campo em bases. Os gandulas terão o papel de manter as bolas disponíveis nos suportes, agilizando a reposição e reduzindo o tempo de paralisação.
Novidade na transmissão
Em 2025, o Brasileirão ampliou as plataformas de transmissão em vídeo. Com isso, os torcedores precisam ficar atentos onde acompanhar o time do coração, em TV aberta ou fechada ou no streaming.
O Grupo Globo (TV Globo, SporTV, Premiere e Globoplay) terá direito a nove jogos por rodada, sendo oito exclusivos. A nona partida, que terá transmissão do Premiere, também poderá ser assistida no Grupo Record (TV Record, R7.com e Play Plus) e na Cazé TV. O Amazon Prime Vídeo terá um jogo exclusivo no streaming por rodada, totalizando 38 partidas durante a competição. Neste sábado, Grêmio x Atlético-MG é exclusivo do Premiere, enquanto que Flamengo x Inter será transmitido por Sportv e Premiere.
Todos os jogos da Dupla Gre-Nal tem transmissão da Rádio A Hora e do youtube A Hora GreNal.
Curiosidades
- Depois de 35 anos o RS passa a ser o único estado do Sul com equipes na Série A
- Região Nordeste tem recorde de participantes, com 5 equipes: Bahia, Vitória, Ceará, Fortaleza e Sport
- Dos 20 participantes da competição, 14 já foram campeões
- Mirassol estreia na Série A. Os últimos estreantes foram Cuiabá (2021), Grêmio Barueri (2009), Ipatinga (2008) e Brasiliense (2005)
- Campeonato terá o recorde de atletas estrangeiros, com 124 jogadores. Acréscimo de 11% em relação a 2024
- Brasileirão inicia com 11 técnicos brasileiros e 9 estrangeiros