A proposta é ousada. E, apesar do nome, não possui relação com a arborização – embora também seja algo (muito) necessário –. O fato é que o município estuda criar um “corredor verde” para melhorar a fluidez do trânsito na avenida Senador Alberto Pasqualini, uma das principais da cidade e responsável por interligar alguns dos bairros mais populosos de Lajeado.
Na prática, se a ideia for implementada, motoristas poderão trafegar do Posto Faleiro até a Univates sem perder tanto tempo parados em semáforos. Por isso, o uso da palavra “verde”. Como a Pasqualini é considerada “via arterial”, a medida é vista como necessária pelo governo para fazer um melhor escoamento do trânsito, em virtude do fluxo crescente de veículos.
Os maiores gargalos do trajeto até a universidade estão no bairro São Cristóvão. Primeiro, com o afunilamento da pista a partir do entroncamento com a BR-386. Depois, com os semáforos e as conversões à esquerda. É nestes pontos que estão previstos os maiores impactos, com acesso livre à direita, sem parada, e a adoção de interseções para motoristas que trafegam no sentido Centro-Bairro e buscam ingressar nas vias à esquerda.
A iniciativa já havia sido apresentada ano passado, mas não foi levada adiante à época. Tende a resolver parte do problema da mobilidade urbana no São Cristóvão, se bem implementada. Mas precisa vir acompanhada de outras medidas. A adoção da “zona azul”, com a implementação do estacionamento rotativo em algumas ruas do bairro é outra ação que deve ser executada.
Aliás…
O projeto, para possibilitar a ligação direta entre Centro e Univates, exclui as conversões à esquerda, o que vai mexer com a rotina de muita gente. Obriga motoristas a saírem da “zona de conforto”. Por exemplo: quem segue pela Pasqualini no sentido Centro/Bairro e quer ingressar na avenida Piraí terá que acessar a rua Miguel Tostes e depois a Minas Gerais e a Washington Luís, para retornar à Pasqualini e ingressar na Piraí.
Pode parecer complexo, mas é algo recorrente em cidades grandes. Lajeado cresce e não é uma ilha. É bem provável que haverá uma resistência inicial à medida, o que é natural. Se vai funcionar efetivamente, só o tempo dirá. No entanto, algo precisa ser feito. Do contrário, a mobilidade no São Cristóvão tende a ficar insustentável.
Das ruas
- A Associação de Moradores do São Cristóvão elege nova diretoria na próxima segunda-feira, 31. Atual presidente, Desmar Dente deve passar o bastão para Nilce Koefender, que também já presidiu a entidade em outras ocasiões. Além disso, serão discutidas ações prioritárias ao bairro, a serem apresentadas ao Executivo;
- Hoje, às 19h, a Associação de Moradores do Jardim Botânico promove reunião para apresentar as principais demandas do bairro a vereadores e ao Poder Público. Foram chamados parlamentares de todos os partidos, além de representantes das secretarias de Meio Ambiente, de Obras, de Serviços Urbanos e do Departamento de Trânsito;
- Após muitos pedidos de moradores, o governo de Lajeado iniciou a recuperação da ponte sobre o Arroio Saraquá, na ligação entre o Centro e o Conservas. Atingida pelas enchentes recentes, a estrutura carecia de manutenção e o espaço para passagem de pedestres foi interditado por questões de segurança.