Presidente da câmara de Vereadores de Encantado, Joanete Cardoso (PSDB), defende o uso de parcerias público-privadas para a execução de projetos municipais, pois acredita que o Executivo, sozinho, não tem condições de realizar de forma satisfatória as melhorias necessárias na infraestrutura.
Ela atribui essa opinião à priorização dos esforços governamentais na recuperação do município, severamente afetado pelas recentes enchentes, que deixaram centenas de desabrigados e danificaram inúmeros serviços públicos.
Em março de 2024, foi proposto ao Executivo um projeto de lei que buscava autorização para conceder a Lagoa da Garibaldi à iniciativa privada pelo prazo de 25 anos. No entanto, mesmo após análises dos vereadores e a realização de algumas melhorias, o projeto foi arquivado.
“É um lugar lindo e não podemos deixá-lo em condições precárias. O governo não tem recursos para fazer todo o investimento necessário, enquanto há pessoas e empresas interessadas em firmar uma parceria. Ainda assim, o projeto não avançou. Precisamos de uma parceria público-privada tanto na Lagoa quanto no Parque João Batista Marchesi”, defende Joanete.
Sobre o Plano de Concessão de Rodovias, a parlamentar também se posiciona a favor, reconhecendo a importância dos investimentos para o desenvolvimento da região. No entanto, ela é contrária à cobrança de R$ 0,23 por quilômetro rodado, valor que considera abusivo. “Precisamos estar atentos tanto às tarifas quanto aos investimentos que serão realizados”, comenta.