O Tribunal Superior da Catalunha absolveu, nesta sexta-feira, 28, o ex-jogador brasileiro Daniel Alves da condenação por estupro. A decisão, tomada de forma unânime, anulou a sentença que havia determinado uma pena de quatro anos e seis meses de prisão pelo crime, supostamente cometido em uma discoteca de Barcelona, na Espanha.
Com a nova determinação, Alves, que estava preso desde janeiro de 2023, obtém liberdade total e não responde mais a nenhuma acusação na Justiça espanhola. O ex-jogador passou mais de um ano detido e pagou 1 milhão de euros para garantir a liberdade provisória. Caso a condenação fosse mantida, ele ainda teria que cumprir mais de dois anos de pena.
Apesar da anulação, o tribunal destacou que a decisão não significa necessariamente que a versão de Daniel Alves — de que a relação foi consensual — seja considerada verdadeira. No entanto, os juízes argumentaram que as inconsistências do caso impedem que a acusação seja considerada provada apenas com o depoimento da vítima.
A decisão marca um novo desdobramento no processo que vinha sendo acompanhado de perto pela imprensa internacional.