A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Scherer, de Venâncio Aires, está entre as instituições de ensino premiadas pelo governo do Estado com o Prêmio Alfabetiza Tchê 2024. A distinção é concedida às escolas públicas que se destacam em alfabetização, com base no Índice de Qualidade de Alfabetização (IQAe), aferido pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers). A premiação será realizada na próxima quarta-feira, 2, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo.
A Emef Alfredo Scherer alcançou o IQAe de 84,21, posicionando-se entre as 200 melhores escolas públicas do estado. O prêmio é resultado do programa Alfabetiza Tchê, uma política pública estadual que busca garantir que todos os alunos estejam alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
Na rede municipal de Venâncio Aires, o programa está presente em todas as 18 escolas de Ensino Fundamental, abrangendo as turmas de 1º e 2º anos. A articuladora do programa, Jéssica Priscila Campos da Silva, destaca que, além do material didático oferecido aos alunos e professores, há encontros presenciais para troca de experiências e avaliações de fluência leitora no início e no fim do ano letivo. “Esses resultados são essenciais para avaliar o desenvolvimento do programa e definir estratégias de aprimoramento”, explica.
O secretário municipal de Educação, Emerson Elói Henrique, parabeniza a equipe da Emef Alfredo Scherer e reforça o compromisso com a qualidade do ensino. “O fato da rede municipal de Venâncio Aires estar representada entre as melhores escolas públicas em alfabetização no Estado é motivo de orgulho. Isso reforça nosso empenho em qualificar o início da trajetória escolar dos alunos”, afirma.
Além da Emef Alfredo Scherer, a Escola Estadual Cônego Albino Juchem também será homenageada, reafirmando a importância da colaboração entre as redes municipal e estadual para fortalecer a educação em Venâncio Aires.