“É incrível a qualidade de vida que o esporte proporciona”

ABRE ASPAS

“É incrível a qualidade de vida que o esporte proporciona”

Diones Alexandre de Azevedo mora em Taquari. Em 2015, após a chegada da filha, foi ao médico e descobriu que estava com pressão alta e um pouco acima do peso. Foi aí que percebeu a necessidade de tomar uma atitude e buscar melhoria na qualidade de vida e essa mudança, encontrou no esporte. Iniciou num grupo de pedal e foi se apaixonando cada vez mais e, hoje, com 44 anos, participa de renomadas provas de ciclismo e corridas mundo afora

“É incrível a qualidade de vida que o esporte proporciona”

Como surgiu o interesse pela prática esportiva?

Com 35 anos, havia me tornado pai. Estava com pressão alta e um pouco acima só peso. Então, pensando na filha que tinha para criar, precisei mudar de qualidade de vida. Iniciei no ciclismo e depois descobri o grupo de corrida Armênia Runners.

Das experiências vividas no esporte, algo mais te marcou?

Foi no ano de 2019 quando participei junto com meu colega Leonardo Coutinho do Paris-Brest-Paris, prova de ciclismo mais antiga do mundo, com 1.200km na França. Foi algo marcante porque eu nunca tinha andado de avião. Uma experiência incrível. Outra que posso citar, foi minha participação na Ultramaratona Caminhos de Caravaggio, em Farroupilha, que aconteceu no começo do mês. A prova de 100 km de corrida com tempo limite de 20h para completar e eu fiz ela em 13h31min com 3 mil de altimetria, muita subida. A equipe fez toda a diferença, o apoio dela foi fundamental para o bom desempenho e resultado.

Hoje vc se considera uma pessoa melhor, com mais saúde?

Com certeza me sinto muito melhor. A pessoa que pratica esporte, cansa o corpo e descansa a mente. Hoje, levo uma vida mais regrada com exames em dia, sem tomar nem um medicamento. O esporte para mim é qualidade de vida. Você conhece muitas pessoas e constrói novas amizades. O esporte faz parte da minha vida.

Quais atividades pratica? Como é o seu dia a dia?

Pedalo, corro e faço reforço muscular academia. Meu dia começa por volta das 5h30min, com, mais ou menos, 40km de pedal diários. Depois vou para o trabalho. No intervalo do almoço, vou para academia três vezes na semana. Retorno ao trabalho à tarde e, no final do expediente, vou para casa curtir minha filha, em seguida, mais corrida em média de 12km/dia, além de treino longo de 40 km ou mais no fim de semana e, para encerrar o dia, chimarrão com a esposa.

Qual a sua próxima meta a ser alcançada?

Bom, no momento estou pensando em fazer a ultramaratona 12h de Santo Ângelo, que ocorre em novembro, se tudo correr bem até lá. Além de treinar minha resistência para novas provas.

Conta com algum incentivo/patrocínio para participações em competições?

Não. Hoje é muito difícil o município olhar para outros esportes como, a corrida ou ciclismo. Infelizmente, o futebol é o principal foco deles.

Quem seria Diones sem o esporte?

Hoje, eu não conseguiria viver sem o esporte. Fica difícil descrever quem eu seria, mas, certamente, estaria tomando remédio para pressão ou outros. É incrível a qualidade de vida que o esporte te proporciona. Incentivar pessoas a praticar exercícios físicos é essencial. Minha esposa era sedentária até o ano passado e, hoje corre três vezes na semana, em média de 10 km a 12 km. Minha filha já fala que quer ser fitness. Pode ser brincando, mas já passamos para ela a importância do exercício, pois acredito que somos espelhos para nossos filhos. Crianças, jovens e adultos precisam entender a importância da prática de atividades físicas constantes, seja qual for, pois isto vai refletir na qualidade de vida lá no futuro. Algo que deveria ser mais incentivado nas escolas desde cedo.

Acompanhe
nossas
redes sociais