75 anos da Escola Nicolau Müssnich

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

75 anos da Escola Nicolau Müssnich

O educandário foi criado em 27 de março de 1950 como Escola Rural de Picada Boa União, em Estrela. Eram cerca de 30 alunos, ensinados pelo professor Ervino Fritzen. A escola tinha uma única sala de aula e o prédio também servia de moradia para o professor. Naquela época, o educandário estava situado numa área completamente rural. Hoje, fica às margens da BR-386, no mesmo endereço há 75 anos.

A denominação de Escola Nicolau Müssnich foi determinada em 1972, quando havia cerca de 196 alunos. O homenageado foi um dos primeiros professores públicos de Estrela e também dá nome a uma das principais ruas da cidade, a Coronel Müssnich. Nascido em 1860, em Dois Irmãos, concluiu os estudos em Porto Alegre em 1878 e, no ano seguinte, começou a lecionar em Estrela.

Nicolau Müssnich

Müssnich foi também um dos fundadores do Coral Santa Cecília (Cäcilien Verein Estrella), a mais antiga sociedade de canto da região. No coral, foi quem trabalhou muitas das partituras, já que além de professor, era músico e compositor. Entre o fim do século XIX e o início do século XX, foi conselheiro e intendente (prefeito) de Estrela. Morreu em 1909, anos antes da criação da escola que hoje leva seu nome.

Sete décadas depois da fundação, a Escola Estadual de Educação Básica Nicolau Müssnich oferece ensino fundamental completo, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Há 50 anos…
Vereador Fernandes era expulso do MDB

O diretório do MDB de Estrela aprovava por unanimidade a expulsão do vereador José Valmor Fernandes do partido. A acusação era de que Fernandes havia traído o partido ao se aliar com a Arena (partido contrário, hoje extinto) para eleger-se presidente da câmara de vereadores de Estrela.

Também era acusado de perseguir companheiros de partido, que tiveram seus mandatos cassados. Alguns meses antes, Fernandes e o prefeito Gabriel Mallmann, também do MDB, tinham se envolvido em sérios conflitos. Houve votação de 21 a zero a favor da expulsão.

Fernandes ficava sem partido mas, a princípio, mantinha o cargo de vereador, uma vez que os trâmites para sua possível extinção de mandato deveriam levar mais de dois anos. No entanto, nas eleições seguintes, em 1976, Fernandes novamente se elegeu vereador pelo MDB.

Hoje é

  • Dia do Diagramador
  • Dia do Revisor

Santo do dia: São Gontrão, Santa Gisela da Baviera

Acompanhe
nossas
redes sociais