A Univates recebeu na quarta-feira, 26, visita do superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Sul, Milton Bernardes. O encontro teve como objetivo debater as questões regionais que envolvem os agricultores locais e o trabalho do MDA na promoção do desenvolvimento dos territórios rurais.
Durante a reunião, foram discutidas possíveis parcerias entre a Univates e o MDA para fortalecer as cadeias produtivas do meio rural, com foco na agricultura familiar e no agronegócio da região. O encontro destaca a Universidade como instituição comunitária, atuando diretamente junto às comunidades e aos produtores rurais do Vale do Taquari.
Atualmente, o MDA mantém parcerias prioritariamente com instituições federais. No entanto, a possibilidade de cooperação com a Univates surge como um caminho estratégico para ampliar o alcance das ações voltadas ao desenvolvimento rural no Vale. A partir do encontro, a universidade ficou responsável por realizar levantamentos que auxiliem na construção dessa parceria, alinhando iniciativas que possam atender às demandas dos produtores da região.

Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Milton Bernardes, e Cintia Agostini, presidente do Codevat. (Foto: divulgação)
As iniciativas a serem planejadas podem englobar a implementação de ações conjuntas voltadas para a formação, pesquisa e extensão nas áreas do desenvolvimento agrário e da agricultura familiar. Além disso, busca-se promover a soberania e a segurança alimentar por meio da criação de agroecossistemas que incentivem a produção diversificada de alimentos saudáveis, a organização de cadeias produtivas e arranjos cooperativos, bem como o desenvolvimento da agroindústria e do processamento de alimentos.
Outras ações incluem o fortalecimento da economia solidária, o incentivo ao cooperativismo, a valorização dos produtos da agricultura familiar e a difusão da agroecologia, temas nos quais a Universidade atua por meio, principalmente, da pesquisa.