Pense nisso hoje para se sentir orgulhoso no futuro

Opinião

Miguel Lucian

Miguel Lucian

Pense nisso hoje para se sentir orgulhoso no futuro

Hoje, com a minha forma atual de ver e analisar, eu gostaria de ter feito várias coisas diferentes há 10 anos atrás.

Longe de me sentir arrependido ou ser amargurado por isso, mas reconheço que com uma dose a mais de maturidade, minhas escolhas teriam sido diferentes. Por mais que todas as minhas experiências ajudaram a construir o que sou hoje, muitas das minhas atitudes poderiam ter me levado para outros caminhos e/ou ter alterado positivamente a minha posição atual.

Dinheiro poderia ter guardado mais, bebida poderia ter ingerido menos… Em alguns momentos me imposto, em outros ter ficado em silêncio…

Refletindo sobre o passado, penso sobre o futuro: há 10 anos, imaginar como tudo seria uma década à frente era pedir demais, tinha a sensação que o tempo nunca passaria para mim. Mas, para a surpresa deste que vos escreve, esse tempo passou e tenho fortes suspeitas que continuará passando.

Assim, de certa forma, aprendi que o futuro (mesmo o distante) chega, e o que faço agora determina o que eu serei e como estarei “lá na frente”.

Sabendo disso, te convido a imaginar como estaremos daqui a 10, 20 ou 30 anos…

Mas vamos ir além, não vamos nos limitar a pensar apenas em dinheiro, aposentadoria e investimentos. Como estará o nosso corpo? Não falo de estética, falo de saúde e de funcionalidade.

A minha geração (tenho 34 anos) depende muito menos da atividade física do que a geração de meus pais e avôs para prover o necessário. As gerações seguintes a mim, ainda menos do que a minha.

Com isso, entendemos que a forma com que as gerações anteriores envelheceram será bem diferente das atuais.

Ainda mais levando em consideração o seguinte contexto: vivemos em uma sociedade que oferece opções de alimentos altamente energéticos e exige de nós cada vez menos esforço diário. Essa combinação torna nossos corpos mais pesados e nossos músculos mais frágeis, comprometendo nosso organismo e gerando prejuízos em nossa saúde física e mental.

Agora pensemos: se muitos adolescentes, jovens e adultos já estão sofrendo com isso, o que será dessa população quando envelhecida?

A saúde não se compra no crédito!

Saúde é um bem que precisamos pagar hoje para usufruir no futuro.

Inverter essa ordem, gera um risco muito grande de pagarmos um preço muito alto lá na frente.

O Miguel do passado demorou pra entender o que o do presente está tentando dizer: o tempo nunca para de passar! O que queremos para o futuro, precisa ser iniciado agora!

Que a nossa versão do futuro sinta-se orgulhosa e agradecida pelas escolhas que estamos fazendo no presente!

Acompanhe
nossas
redes sociais