Expansão de negócios, fortalecimento de conexões entre os municípios e aposta em produtos turísticos regionais. O primeiro Seminário Regional de Turismo, promovido pela Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), reúne centenas de gestores municipais e empreendedores da área no Convento São Boaventura, em Imigrante, para debater as oportunidades no setor. O evento segue durante esta quinta-feira, 27.
A programação iniciou nessa sexta-feira, 26, com assuntos relacionados às tendências e desafios no Vale do Taquari. Com o tema “Oportunidade no Turismo”, o objetivo é abordar tendências e desafios, além da retomada do turismo após as cheias. A associação aposta na parceria com outras regiões para impulsionar a permanência de turistas nas cidades.
Para o presidente da Amturvales, Rafael Fontana, o seminário retrata um momento importante para o Vale do Taquari. “Com a retomada do turismo na região, precisamos estar atentos às tendências e utilizar novas ferramentas para inovar nos empreendimentos turísticos”, aponta.
Destacar os potenciais do Vale do Taquari perante o Rio Grande do Sul e outros estados também é um dos desafios. A secretária-executiva da Amturvales, Vanessa Spindler, ressalta a importância de se abordar estas perspectivas. “O governo estadual nos vende como Vales da Serra, com diversas regiões incluídas. Isso tem potencial para ampliar nossa visibilidade”, comenta.
A iniciativa do Estado conta com seis vales que contribuem com esta conexão. A diretora da Secretaria de Turismo do RS, Claudia Mara Borges, diz que a proposta busca aumentar a permanência dos turistas no estado. “As pessoas querem algo que não tenham no dia a dia. O Vale do Taquari tem um enorme potencial, em variedades e preços competitivos”, afirma.
Sobre isso, a diretora destaca que na região está localizada a cascata mais bonita do estado. “A região tem o Perau do Facão, assim como outras propostas que atendem diversos públicos”, afirma. A decisão pelo Convento São Boaventura para sediar o evento é um exemplo de turismo cultural e histórico.
Integração na prática
O município sede do seminário avança na integração entre as regiões. Localizado no Vale do Taquari, Imigrante fica situado na divisa com a Serra Gaúcha. A administração municipal elabora projeto turístico junto a nove municípios da região vizinha. Segundo o secretário de Turismo, Charles Porsche, a expectativa é que o lançamento ocorra neste ano.
A Rota dos Capiteis deve contar com mais de 300 quilômetros e cerca de 400 construções religiosas. “É mais uma oportunidade de mostrar o que temos de belo na região. Integrando projetos da Serra, conseguimos chamar a atenção para o Vale do Taquari e fazer com que turistas visitem outras cidades. Essas aproximações trazem resultados”, afirma Porsche.
Celebração
A Amturvales completa 30 anos em 2025. A secretária-executiva destaca que o seminário foi lançado também para celebrar a data. “Nosso propósito é trazer conhecimento e capacitação, principalmente neste momento de retomada. E superou nossas expectativas, porque conseguimos alcançar outras regiões”, diz.
A iniciativa, que busca estimular o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e cultural para a região, também conta com participação da prefeitura de Imigrante, com o apoio da Emater-Ascar e Secretaria de Turismo do RS (Setur RS), com patrocínio da Sicredi.
Hoje, o segundo dia de seminário, inicia com a palestra “Mapa Comportamental do Turista”. Na sequência, serão abordados temas estratégicos para a qualificação do turismo, incluindo, informações e atualização do Cadastur, projetos de desenvolvimento, além da palestra “Turismo Cultural e Integração Regional”, com foco na Rota dos Capiteis e Caminhos da Imigração e Fé.
Vales da Serra
- Vale do Taquari
- Vale do Rio Pardo
- Vale da Felicidade
- Vale Germânico
- Vale do Paranhana
- Vale do Jaguari
Programação
27 de março
9h – Palestra: Mapa Comportamental do Turista – Cláudia Mara Borges
10h – Informações e atualização do Cadastur – Sandreli Bandeira
11h – Projetos de desenvolvimento turístico – João Bertoldi
13h30min – Palestra: Turismo Cultural e Integração Regional (Rota dos Capitéis e Caminhos da Imigração e Fé) – CIC Bento Gonçalves
14h30min – Palestra: Turismo e as oportunidades no meio rural – Natália Brasil (Emater/RS)