O governo de Cruzeiro do Sul, em parceria com o governo do Estado, deu início à limpeza da área onde será construído o Parque Linear, no antigo bairro Passo de Estrela. O espaço, que foi severamente afetado pelas enchentes de maio de 2024, será transformado em um local de lazer, turismo e preservação da memória da comunidade.
O projeto prevê áreas recreativas, lagos e açudes para auxiliar no controle das águas das chuvas, além de um memorial em homenagem à imagem de Nossa Senhora de Fátima, que permaneceu intacta após a cheia.
Segundo o prefeito César Leandro Marmitt, o Dingola, a construção do parque marca um momento importante para a cidade. “A criação desse espaço representa um novo capítulo para Cruzeiro do Sul. Além de oferecer lazer e convivência, será um símbolo de resiliência e memória para todos que viveram os desafios das enchentes.”
Lucieny Pirerre, arquiteta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional (SEDUR), destacou que o projeto é inovador. “A proposta do Parque Linear integra infraestrutura verde para minimizar os impactos das enchentes, ao mesmo tempo em que cria um espaço público de qualidade para a população.”
A reestruturação do antigo bairro Passo de Estrela faz parte de um plano maior de reorganização urbana de Cruzeiro do Sul, com o objetivo de oferecer mais segurança e qualidade de vida aos moradores. As obras devem avançar nas próximas semanas, com previsão de conclusão para o próximo ano.