O evento “Preserva +: Orientação em Recursos Hídricos e Eventos Climáticos Extremos” ocorre nesta quinta-feira, 27, em Caxias do Sul. Organizado pela Escola do Tribunal de Contas do Estado, o encontro tem como objetivo sensibilizar, fiscalizar e orientar os governos municipais, em parceria com o Ministério Público, sobre a adoção de políticas e práticas integradas para a gestão dos recursos hídricos, levando em consideração a importância dos comitês de bacia hidrográfica.
O promotor de justiça, Sérgio Diefenbach, destaca a urgência dessa abordagem, considerando o cenário projetado para os próximos anos. “Nós, do Judiciário, junto ao Tribunal de Contas, estaremos mais atentos à forma como os gestores tratam os recursos hídricos nas áreas de abrangência de cada município”, afirma.
Diefenbach também enfatiza que o foco não está apenas nos principais afluentes, mas também nos pequenos arroios, nascentes e banhados, reforçando que a preservação do ecossistema como um todo é fundamental. “Não avançaremos em nenhum setor sem o equilíbrio ambiental. Se o meio ambiente não estiver bem preservado, isso afetará diretamente a qualidade de vida dos cidadãos”, conclui o promotor.