Durante a quinta-feira instabilidade avança pelo território gaúcho. Um sistema de baixa pressão atmosférica irá provocar chuva e temporais com vento iniciando na faixa oeste (Fronteira com a Argentina) e seguindo durante o dia para outras regiões.
Ao longo desta quinta o aprofundamento na pressão atmosférica irá produzir nuvens de grande desenvolvimento vertical com risco de células de tempestades que irão ingressar a partir do Oeste já na madrugada.
Modelos projetam elevado risco de queda de granizo em vários pontos do território gaúcho na medida em que os temporais avançam de Oeste para o Centro e Nordeste do Estado.
A tendência, de acordo com a Climatempo, é que a chuva passe na maio parte do RS. O cenário de instabilidade será estabelecido pela presença de uma área de baixa pressão sobre o interior do continente, associada a um fluxo de umidade e calor vindo do norte do país.
De acordo com a Climatempo, o destaque do dia fica para a condição de formação de temporais com vento forte e raios em cidades da faixa oeste, central e do noroeste do território gaúcho. Nessas porções, não se descarta a ocorrência de quedas de granizo.
Já na sexta-feira, 28, uma nova frente fria deve avançar pelo Rio Grande do Sul e continuar provocando chuva ao longo do dia. A previsão é de muita nebulosidade em todas as áreas, com precipitação.