Encantado já está no clima do 18º Canto da Lagoa. O festival de música inicia nesta sexta-feira, 29, e segue até domingo, 30, no Parque João Batista Marchese. Um dos principais eventos musicais do Rio Grande do Sul, reunirá talentos de diversas partes do país, com 28 canções selecionadas. Toda a programação tem entrada gratuita.
Amanhã e no sábado, às 19h, serão apresentadas quatro músicas na categoria Instrumental, quatro na Urbana e dez na Livre. No domingo, a partir das 14h, será a vez da categoria Juvenil, com outras dez canções. Após, às 18h, tem a apresentação dos finalistas e o aguardado anúncio dos vencedores. O evento contará com ampla praça de alimentação, que atenderá a partir das 19h na sexta e no sábado, e das 14h no domingo.
A secretária de Educação e Cultura, Stefanie Casagrande, destaca que esta edição tem um significado especial devido às dificuldades enfrentadas pelo município. “A diferença de 2025 é que passamos por muitas dificuldades em função das grandes enchentes. E a gente conseguiu, mesmo assim, mobilizar e estar fazendo o festival próximo do aniversário do município (31 de março), com uma programação cultural associada ao evento e shows gratuitos para a comunidade. Também para celebrar tudo o que passamos.” O Parque João Batista Marchese, que serviu de abrigo para famílias até dezembro de 2024, agora está pronto para receber o evento.
Premiação e votação Popular
A premiação total do festival será de R$ 116,2 mil. Além dos prêmios em dinheiro, os vencedores receberão troféus e distinções especiais, como Melhor Arranjo, Melhor Intérprete e Melhor Instrumentista. O público poderá participar ativamente do evento, votando na categoria “Música Popular” por meio de um QR Code.
Além das competições musicais, o Canto da Lagoa contará com shows nacionais gratuitos. Amanhã, a banda Maskavo traz o reggae para o palco. No sábado, Duca Leindecker celebra os 20 anos do álbum Cidadão Quem Acústico. No domingo, o DJ Guz Zanotto encerra a programação.
Economia e impacto cultural
O festival atrai músicos de diversas regiões do Brasil. O coordenador do evento, Ricardo Werner, destaca que o formato mantém os artistas na cidade por mais tempo, movimentando a economia local. “Quem se apresenta na sexta-feira só saberá se passou para a final no sábado. Então, a gente segura o músico em Encantado. É uma forma de reter essas pessoas e fazer a economia girar”, diz.
Stefanie ressalta o impacto positivo na cidade. “O Canto da Lagoa gera um clima, causa um alvoroço bom na cidade, porque tem a movimentação de músicos. Esse pessoal de fora vem para cá com a família. Isso impacta no comércio, na rede hoteleira, nos empreendimentos turísticos”, acrescenta.
Werner também destaca a relevância do festival. “Quando começamos o festival na década de 1990, havia em torno de 40 festivais no Rio Grande do Sul. Hoje, restam uns 10. E o Canto da Lagoa resiste ao tempo. Por que recebemos tantas inscrições? Primeiro, porque o músico tem menos oportunidades de expor seu trabalho já que são menos festivais. E segundo, porque a inscrição digital facilita a participação de artistas de todo o país”, enfatiza.
O Canto da Lagoa é promovido pela Associação Cultural Encantado em parceria com a Prefeitura de Encantado e conta com financiamento do Pró-cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Programação
Sexta-feira | 28/03
19h: Apresentações das categorias Livre, Urbana e Instrumental
22h: Show com Maskavo
Sábado | 29/03
19h: Apresentações das categorias Livre, Urbana e Instrumental
22h: Show de Duca Leindecker – Cidadão Quem 25 anos
Domingo | 30/03
14h: Apresentações da Juvenil
17h: DJ Guz Zanotto
18h: Final do Canto da Lagoa
Transmissão do Grupo A Hora
O Grupo A Hora mobiliza a equipe de profissionais para a cobertura multiplataforma do festival. Nos três dias de evento, o público poderá acompanhar as apresentações ao vivo pela Rádio A Hora 102,9 do FM e em live no Canal A Hora TV, do YouTube. O portal e as redes sociais também gerarão conteúdo em tempo real.