O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai investir R$ 10 milhões em ações inovadoras e sustentáveis, alinhadas com Soluções Baseadas na Natureza (SbN), para proteger ou recuperar o meio ambiente e solucionar problemas sociais. O investimento será por meio do programa “Teia de Soluções – Resiliência Climática para o Rio Grande do Sul.” De acordo com o diretor-presidente da instituição, Ranolfo Vieira Júnior, podem participar da seleção pessoas físicas e jurídicas, que deverão executar as iniciativas no período de dois anos.
As inscrições seguem até o dia 7 de abril, e os finalistas serão conhecidos até o início do segundo semestre. O presidente também destaca o histórico do banco no apoio a ações ambientais. “Dos quase R$ 6 bilhões aprovados em operações durante 2024, 82% estavam vinculados a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.”
Ranolfo ressalta ainda a importância da educação ambiental, especialmente diante da recorrência de desastres climáticos. “Essas iniciativas são fundamentais, e os frutos são colhidos a médio e longo prazo, contribuindo para o desenvolvimento de diferentes gerações. Conscientização e debates são essenciais para fortalecer a resiliência e nos prepararmos para essa realidade”, conclui.
Acompanhe a entrevista na íntegra: