Superando os obstáculos impostos por crises sanitárias e climáticas, o turismo rural demonstra uma notável capacidade de recuperação. A turismóloga e extensionista rural da Emater-RS, Natalia Brasil, atribui esse crescimento à busca por experiências autênticas, contato com a natureza e valorização da cultura local.
Natalia, responsável por promover o desenvolvimento rural sustentável, destaca o potencial do turismo para impulsionar as comunidades e gerar novas fontes de renda para os produtores. “A ideia é que, aproveitando os recursos disponíveis, o produtor fortaleça sua resiliência para enfrentar eventuais imprevistos”, explica.

Turismóloga e extencionista da Emater-RS, Natalia Brasil (foto: divulgação)
No entanto, ela ressalta que o sucesso é construído gradualmente. “Não é um processo rápido. A transformação se concretiza lentamente, exigindo planejamento e consciência sobre as mudanças na rotina de todos os envolvidos”, pondera.
Apesar dos desafios, Natalia enfatiza os benefícios, como a interação social, a troca de experiências e o enriquecimento cultural. “Além da renda complementar, o turismo rural oferece vantagens significativas”, conclui.