Vereador sugere parceria com BRF por passarela na ERS-130

CÂMARA DE LAJEADO

Vereador sugere parceria com BRF por passarela na ERS-130

Sessão desta terça-feira, 25, não teve projetos votados. Cobranças para secretária de Educação também pautaram a reunião

Vereador sugere parceria com BRF por passarela na ERS-130
Lajeado

Em uma sessão sem projetos para análise, as manifestações dos vereadores dominaram a pauta nesta terça-feira, 25. Um dos assuntos que chamou atenção surgiu por Lorival Silveira (PP). O líder de governo propôs uma parceria público-privada com a empresa BRF para construção de uma passarela na ERS-130, junto a Trincheira no bairro Moinhos.

A travessia utilizada por muitos dos trabalhadores da indústria do ramo alimentício é uma reivindicação desde o final das obras para duas vias marginais e a estrutura que substituiu a antiga rotatória de acesso à Rua Carlos Spohr Filho. Recentemente atropelamento de duas crianças intensificou os pedidos por uma passagem segura no local.

Um requerimento em nome da câmara será destinado ao CEO da BRF, Miguel Gularte, com a proposta de uma parceria entre o município e a empresa para construção da passarela. “Muita desculpa pra lá e pra cá… Ali tem colégio, creche além dos funcionários. Se a empresa disser que tem o interesse, vamos montar essa parceria com o poder público. Trabalhei ali 30 anos e sei do risco que essas pessoas correm”, declarou.

O vereador lembrou que a empresa já manifestou no passado o interesse em investir recursos para uma passagem mais segura, especialmente aos trabalhadores.

Cobranças sobre Educação
Os vereadores de oposição acumularam críticas para a secretaria de Educação. Waldir Blau (MDB) questionou o trabalho da secretária Adriana Vettorello e exemplificou com a situação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emer) Capitão Felipe Dieter, bairro Imigrante, onde a poeira atrapalha as atividades. “As crianças precisam almoçar na poeira, elas almoçam ao ar livre. Imaginem a saúde dessas crianças. Pra mim a secretária é fraca”, declarou.

Jones Vavá (MDB) pediu ações para melhorar a inclusão nas instituições municipais voltadas à educação. A bancada do MDB deve acionar a secretária para prestar esclarecimentos nas próximas semanas. Rosane Cardoso (PT) também falou sobre a educação, porém os pedidos são para o estado e se referem as obras de recuperação do Castelinho e Fernandes Vieira.

Candidatura em 2026
Ramatis de Oliveira (PL) reforçou o nome de Luís Benoitt (PL) como pré-candidato a deputado estadual no próximo ano. O secretário de Meio Ambiente, Saneamento, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SEMA) de Lajeado. “Transformou a secretaria do Meio Ambiente, que tinha outra dinâmica antes dele assumir. Ela evoluiu muito! Pela competência que ele teve foi convidado a continuar no governo. O Benoit é local, daqui, foi o vereador mais votado pelo PL, está licenciado e eu ocupo a vaga dele”, definiu.

A única votação da noite foi de um requerimento de Jones Vavá para investimento pelo município em uma nova sede para APAE. O tema é debatido pelo governo com a direção da associação. Nesta quarta-feira, 26, o Legislativo inicia o projeto “Vereadores Nos Bairros” com reuniões nas comunidades de Lajeado. O primeiro encontro será no bairro Jardim do Cedro.

Acompanhe
nossas
redes sociais