Com o objetivo de debater as oportunidades do turismo regional, o Vale se reúne, hoje e amanhã, 26 e 27, no Convento São Boaventura, em Imigrante. O evento conta com empreendedores, gestores municipais, profissionais e público interessado, para discutir o desenvolvimento e as tendências do setor.
O Seminário Regional de Turismo é organizado pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), que completa 30 anos em 2025, assim como pela prefeitura de Imigrante, com o apoio da Emater-Ascar e Secretaria de Turismo do RS (Setur RS), com patrocínio da Sicredi.
A iniciativa busca estimular o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e cultural para a região. A escolha pelo Convento São Boaventura para sediar o evento também se dá pelo valor histórico e cultural da estrutura.
Na programação, estão palestras, painéis, city tour e experiências gastronômicas e culturais, a fim de evidenciar aos participantes as diversas possibilidades de crescimento do turismo regional.
Para o presidente da Amturvales, Rafael Fontana, a região vive um momento importante. “É um momento de retomada do fluxo de visitantes na região. Com a normalização da nossa infraestrutura de logística, precisamos estar preparados e conectados com as tendências do turista, para oferecer serviços e produtos com excelência”. Segundo Fontana, o “Vale do Acolhimento” está no caminho certo.
Atuação no setor
Às 9h30min de hoje, um café de boas-vindas preparado com produtos das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari (APL), abre o seminário. Em seguida, ocorre uma apresentação cultural encenação da Paixão de Cristo. Às 10h, a abertura oficial conta com a presença do Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, que abordará a importância do setor para a economia do estado.
Entre os palestrantes do dia, está Rodrigo Ferri Parisotto, que fala sobre o tema “Empreendendo na vida pública e privada”, e aborda os desafios e oportunidades de atuação nos setores público e privado.
“Este evento foi pensado para iniciarmos as comemorações dos 30 anos da Amturvales. Para levar conhecimento, informação e atualização, neste momento em que muitos gestores estão a pouco tempo na pasta em seu municípios”, destaca a secretária executiva da Amturvales, Vanessa Spindler.
Hoje, às 13h30min, ainda ocorre o painel “Turismo nos Vales”, com a participação de representantes de diferentes regiões do estado, com cases de sucesso, como o Perau do Facão, o Sítio Santa Helena Lúpulo, o Happy Valley, entre outros.
Segundo dia
Na quinta-feira, 27, o segundo dia de seminário inicia com com a palestra “Mapa Comportamental do Turista”, ministrada por Cláudia Mara Borges, Diretora de Planejamento e Competitividade da Setur RS.
Na sequência, serão abordados temas estratégicos para a qualificação do turismo, incluindo, informações e atualização do Cadastur, projetos de desenvolvimento, além da palestra “Turismo Cultural e Integração Regional”, com foco na Rota dos Capitéis e Caminhos da Imigração e Fé.
Programação
• 26 de março
9h30min – Café de boas-vindas (produtos das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari)
10h – Abertura oficial com Ronaldo Santini (Secretário de Turismo do RS)
10h30min – Palestra: Empreendendo na vida pública e privada – Rodrigo Ferri Parisotto
13h30min – Painel: Turismo nos Vales (cases de sucesso: Perau do Facão, Sítio Santa Helena Lúpulo, Happy Valley, entre outros)
16h – City tour em Imigrante (Cactário Horst e Cascata Bugerfels)
19h – Apresentação da Orquestra de Imigrante
19h30min – Jantar no Convento São Boaventura (gastronomia alemã e italiana)
• 27 de março
9h – Palestra: Mapa Comportamental do Turista – Cláudia Mara Borges
10h – Informações e atualização do Cadastur – Sandreli Bandeira
11h – Projetos de desenvolvimento turístico – João Bertoldi
13h30min – Palestra: Turismo Cultural e Integração Regional (Rota dos Capitéis e Caminhos da Imigração e Fé) – CIC Bento Gonçalves
14h30min – Palestra: Turismo e as oportunidades no meio rural – Natália Brasil (Emater/RS)
Inscrições
- O evento tem limite de 100 participantes, sendo a hospedagem no Convento São Boaventura está disponível para 80 pessoas. Os pacotes incluem refeições típicas e, para quem optar pela hospedagem, também está inclusa uma noite no convento, em quartos compartilhados.
- Com hospedagem: R$ 240,00 por pessoa (inclui 01 café da manhã, 02 almoços e 01 jantar)
- Sem hospedagem: R$ 155,00 por pessoa (inclui 02 almoços e 01 jantar)
Exemplos de sucesso
Vale do Taquari:
Valdacir Basciani com o case “Perau do Facão”
Vale do Rio Pardo:
Thomas Lenz com o case Sítio Santa Helena Lúpulo
Vale da Felicidade: Paulo Fetzner com a Propriedade Rural Fetzner e Henrique com o Happy Valley (maior tirolesa urbana do mundo)
Vale Germânico:
Julia Morbach com o Steinberg Ecovillage
Vale do Paranhana: Cristian Krumenauer com os cases Brasil Raft e Alles Blau
Vale do Jaguari: Lisandra Vencato Sonza com a Casa Bortolo