Em um esforço para recuperar práticas de cuidado deixadas em segundo plano durante a pandemia, a Prefeitura de Venâncio Aires lançou o projeto “Sorria Venâncio”, que leva atendimento odontológico diretamente às escolas públicas do município. A iniciativa contempla 52 educandários das redes municipal e estadual e deve beneficiar cerca de 7.700 estudantes com ações preventivas e educativas.
“Nesse pensamento de retomada pós-pandemia, precisamos recuperar muitas coisas que ficaram em segundo plano, entre elas a prevenção — e, de forma especial, quando o assunto é saúde bucal”, destacou o prefeito Jarbas da Rosa, durante encontro com os dentistas da rede pública.
O projeto é desenvolvido por cirurgiões-dentistas e auxiliares em saúde bucal da rede municipal. Cada profissional dedicará quatro horas semanais para atuar diretamente nas escolas próximas às unidades de saúde onde já trabalham. As atividades incluem escovação dental supervisionada, exames bucais, orientação sobre higiene bucal, aplicação tópica de flúor quando necessário e fornecimento de kits de higiene bucal.
“Nas situações em que forem identificadas necessidades maiores, os alunos receberão bilhetes de encaminhamento para que os pais ou responsáveis agendem o atendimento na unidade de saúde mais próxima”, explica o coordenador da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Jonas Caríssimi.
Os kits entregues aos alunos incluem escova de dente, creme dental e fio dental. Cada criança receberá um kit e, a cada seis meses, as escovas serão substituídas, garantindo a continuidade dos cuidados. A Secretaria de Educação é parceira na ação, facilitando a articulação com as escolas e apoiando a execução do projeto.