O movimento da cultura pela paz em Lajeado ganha força novamente com o início da nova turma de facilitadores do projeto “Lajeado Pacto pela Paz”. Neste ano, a formação capacitará cerca de 20 profissionais, de diferentes áreas, por meio do curso de formação básica para Facilitadores de Justiça Restaurativa. As atividades iniciaram nesta terça-feira, 25, e devem finalizar na próxima sexta-feira, 28.
“Esse ano, o Pacto completa seis anos, com uma proposta que capacitou mais de mil pessoas em Lajeado. Elas estão aptas para conduzir diálogos colaborativos, assim como os ciclos de paz, em seus diferentes espaços de inclusão”, explica a coordenadora do projeto, Tânia Rodrigues.
Na primeira dinâmica, o grupo foi desafiado a interagir em silêncio, mostrando que o entendimento e a percepção do outro vão além das palavras, refletindo-se também na observação e nas ações de cada indivíduo.
“Essa dinâmica é para trabalhar a acessibilidade do facilitador e é feita em silêncio, pois o silêncio também faz parte do diálogo. Nesse processo coletivo, eles passam a entender como as pessoas se movimentam e como a gente vai construir coletivamente a paz que queremos na nossa cidade”, afirma a coordenadora.
Fortalecer vínculos
Para o consultor em dependência química Eduardo Kauffmann, a sociedade precisa melhorar a comunicação não violenta. Inspirado por uma vivência pessoal, ele buscou pela capacitação de facilitador com o propósito de fortalecer seus vínculos e aprimorar as interações no dia a dia.
Kauffmann destaca que a espiritualidade também tem um papel essencial nesse processo, e foi percebida durante a primeira dinâmica, promovendo uma atmosfera de bem-estar, cooperação e respeito mútuo — aspectos fundamentais, mas muitas vezes negligenciados nas relações humanas.
“A agente acredita que a melhor forma de tentarmos levar uma mensagem a alguém é de forma linear, no mesmo nível, e não apenas despejando informação. O movimento que ensaiamos aqui é para que possamos co-criar ideias novas para a evolução da sociedade”, destaca.
O projeto
O Pacto Lajeado pela Paz, uma iniciativa da Prefeitura de Lajeado, é um movimento multissetorial que tem como objetivo estimular e promover a criação de uma cultura de paz no município, com o objetivo maior de prevenir a violência. Envolvendo diversas entidades e agentes policiais e fiscalizadores, o projeto usa metodologia baseada em evidências (comprovação dos efeitos e do resultado das ações), e está alicerçado em dois eixos: da prevenção e da aplicação da lei.