Há 20 anos: as pipas de Progresso

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos: as pipas de Progresso

Aos 71 anos, Severino Maffassiolli se dedicava à fabricação de pipas há mais de três décadas. Na pequena loja em Progresso, já tinha feito mais de 12 mil pipas, uma espécie de barril de madeira para envelhecer vinho.

Antes de iniciar na produção das pipas, Maffassiolli era barbeiro e, durante uma festa, foi desafiado a construir uma pipa de 300 litros. Ele levou 20 dias para concluir, mas o serviço ficou tão bom que recebeu outras duas encomendas na mesma semana.

Foi então que Severino decidiu mudar de profissão e, aos 40 anos, iniciou na produção de pipas. A mesma pipa que um dia levou 20 dias para terminar, 31 anos mais tarde, conseguia montar em 1h30. Severino tinha modernizado a produção, com maquinário e até mesmo três novos funcionários.

Vendia cerca de 20 pipas por dia e em estoque tinha mais de 2 mil, dos mais variados tamanhos, desde as pequenas de um litro até as de cinco mil litros.

Vale inaugurava primeiras placas turísticas

Às margens da BR-386, em Fazenda Vilanova, ocorria o lançamento do projeto de Sinalização Viária e Turística do Vale do Taquari. No local, foi inaugurada a primeira placa com informações turísticas, no trevo de acesso a Teutônia.

Essa primeira etapa do projeto contemplava a instalação de seis placas, duas em Teutônia, uma em Capitão, Estrela e Taquari. Essas cidades todas já tinham roteiros turísticos e as placas divulgavam as atrações.

Foram investidos cerca de R$ 46 mil, com verba oriunda da Consulta Popular. Entre os 17 projetos de sinalização turística em andamento no Estado, o do Vale era o primeiro a ser executado.

Denarc apreendia meia tonelada de maconha em Lajeado

Agentes do Departamento de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil do Estado apreendiam um caminhão que carregava 500 quilos de maconha. A carga estava escondida no chassi do Mercedes-Benz 1113, com placa de Montenegro. A investigação estava em curso há 15 dias e o caminhão era monitorado desde a entrada no RS, pela BR-386. A prisão do motorista foi feita no posto da Polícia Rodoviária Federal no bairro Conventos, em Lajeado. A droga deveria ser distribuída em Porto Alegre e no Vale do Rio Pardo.

Há 50 anos…
Lions Lajeado elegia sua nova diretoria

O Lions Clube de Lajeado escolhia sua nova diretoria para o ano leonístico de 1975/76. O Presidente Walmir Petter passava o cargo para Alíbio Borscheid. Para celebrar o momento, um churrasco foi servido na sede campestre do Clube Tiro e Caça.

Diretoria

Presidente – Alíbio Borscheid
1º Vice-presidente – Waldir Heemann
2º Vice-presidente – Norberto da Rosa
3º Vice-presidente – Nelson Eggers
1º Secretário – Erny José Didoné
2º Secretário – Egon Ronaldo Winter
1º Tesoureiro – Agenor Martins Gravina
2º Tesoureiro – Ney dos Santos Arruda

Hoje é

  • Dia do Cacau
  • Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia
  • Dia do Mercosul

Santo do dia: São Bráulio

Acompanhe
nossas
redes sociais