Comunidade cobra ampliação de via e melhorias nos cuidados com o bairro

JARDIM BOTÂNICO

Comunidade cobra ampliação de via e melhorias nos cuidados com o bairro

Reunião nesta sexta-feira, promovida pela associação de moradores, terá representantes da câmara e do município. Terceira faixa na rua Carlos Spohr Filho é uma das principais reivindicações

Comunidade cobra ampliação de via e melhorias nos cuidados com o bairro
Acesso à UPA tem grande fluxo de veículos. Associação pede obras para melhorar o trânsito. (Foto: Mateus Souza)
Lajeado

Bairro mais novo entre os 28 existentes em Lajeado, o Jardim Botânico já conta com um número elevado de reivindicações e demandas da comunidade. Isso motiva moradores a promoverem reunião nesta sexta-feira, 28. O grupo espera a participação de vereadores e de representantes da administração municipal para discutir as melhorias necessárias.

O encontro será às 19h, na sede da Baixinha Lanches. Presidente da Associação de Moradores desde a fundação da entidade, Alfredo Farinhas Neto reconhece que outros bairros enfrentam momentos delicados, sobretudo os afetados pelas inundações. Mas pede atenção para problemas pontuais, como mato crescente e condições das vias principais.

A situação da Carlos Spohr Filho é apontada como uma das principais demandas dos moradores. Segundo Alfredo, o pedido da entidade é por ampliação da pista, sobretudo no trecho entre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e a divisa com o bairro Moinhos d’Água, no acesso à rua 1º de Maio.

“Infelizmente temos muitos problemas com o fluxo de veículos ali. Seria necessária uma terceira faixa para facilitar os deslocamentos”, frisa. Ele também defende a instalação de quebra-molas e de rotatórias no trecho, citando também a dificuldade de acesso à avenida dos Ipês, de quem trafega no sentido bairro-Centro.

Falta de limpeza

Outro ponto alvo de críticas da comunidade é a situação da roçada. A vegetação alta toma conta de terrenos e até mesmo nas calçadas há a presença de mato. Conforme o presidente da entidade, isso causa, além de transtornos aos moradores, prejuízos na acessibilidade, visto que atrapalha o acesso a algumas ruas.

“O Jardim Botânico é o bairro mais novo da cidade, mas a situação já é de abandono em muitos pontos. Temos também a situação da iluminação pública. Protocolamos pedidos para a troca de lâmpadas, mas é um processo sempre demorado”, pontua. Serão chamados para a reunião representantes das secretarias de Obras, de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente, além do setor de trânsito.

Retirada de lixeiras

Primeiro grande projeto executado no bairro, a retirada de lixeiras foi concluída pelo município, após atender a solicitação da associação de moradores. A proposta havia sido aprovada em assembleia da entidade ocorrida no ano passado.

A iniciativa no Jardim Botânico segue o exemplo dos bairros Centenário, que desde 2020 não possui mais lixeiras públicas, e o do bairro São Bento, que aderiu à iniciativa em 2023. A coleta de lixo convencional ocorre nas terças-feiras, quintas-feiras e aos sábados, e coleta seletiva nas terças-feiras no Jardim Botânico.

Acompanhe
nossas
redes sociais