Quatro mirantes naturais que você precisa conhecer no Vale

Opinião

Fábio Alex Kuhn

Fábio Alex Kuhn

Jornalista

Colunista sobre turismo.

Quatro mirantes naturais que você precisa conhecer no Vale

O outono é a estação preferida para quem quer conhecer os picos e montanhas da região. Na coluna de hoje, apresentamos o Cerro dos Gomes (Bom Retiro do Sul), Johannes Fells (Imigrante), Morro Gaúcho (Arroio do Meio) e o Morro do Paraglider (Encantado), três destinos imperdíveis e com acesso gratuito no Vale. A única obrigação é jamais deixar o lixo na natureza.

Cerro dos Gomes (Bom Retiro do Sul)

A antiga pedreira de Bom Retiro do Sul apresenta um dos mais belos cenários panorâmicos do Vale. O entardecer no ponto conhecido como a Pedra do Cerro é encantador. É possível estacionar o carro a poucos metros do mirante natural.

Localizado a cerca de 15 km da área central, o Cerro dos Gomes apresenta ainda trilhas pela mata. Um pequeno lago formado pela extração das pedras rende boas imagens. Sem contar os paredões rochosos também utilizados para eternizar momentos nas fotografias.

Cerro dos Gomes

Johannes Fells (Imigrante)

Destino esculpido pela natureza, tem um verdadeiro belvedere formado pelas pedras numa altitude superior a 500 metros. O mirante singular fica de frente ao interior de várias cidades do Vale e apresenta um belo entardecer.

Johannes Fells

O ponto turístico fica em Imigrante com localização no Google Maps. Boa parte do trecho até lá é em estrada de chão. Para acessá-lo é necessário percorrer uma trilha de aproximadamente um quilômetro na mata.

Morro Gaúcho (Arroio do Meio)

Morro Gaúcho

O Morro Gaúcho de Arroio do Meio ostenta o verdadeiro cartão-postal do Vale com o rio Taquari cruzando os municípios da região. Localizado no antigo britador, o ponto mais conhecido está a 550 metros de altura.

No local já foram realizadas etapas de voo livre e atividades radicais como rapel e rede suspensa. O cume possui cerca de 100 quilômetros de trilhas que servem até para competições de corridas. Acesso é feito por uma estrada de terra junto a ERS 130. É possível subir até o topo de carro.

Morro do Paraglider (Encantado)

Morro do Paraglider

Com mais de 400 metros de altitude, oferece duas vistas espetaculares para o Vale do Taquari. A primeira delas de frente à ponte entre Roca Sales e Encantado, com destaque para a curvatura do rio Taquari. A outra em direção ao pedágio e Arroio do Meio.

O destino tem esse nome por ser utilizado para a prática de voo livre. A estrada de acesso foi prejudicada pela enchente histórica, mas a última vez que visitamos o local, em novembro de 2024, foi possível subir de motocicleta.

Veja um vídeo completo dos destinos no Instagram @365_vezes_no_vale

Acompanhe
nossas
redes sociais