Há 50 anos, Estrela anunciava maior edifício do Vale

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 50 anos, Estrela anunciava maior edifício do Vale

“Vão começar as obras do maior edifício do Vale”, essa era a manchete dos jornais de 1975. O projeto de construção do edifício residencial Centenário estava pronto. A obra, na esquina das ruas Fernando Abott e Chachá Pereira, tinha sido encomendada pela Codesthi (Companhia de Desenvolvimento Turístico, Hoteleiro e Mobiliário de Estrela) e seria realizada pela Bergesch Engenharia e Construções, de Lajeado.

Conforme as notícias da época, esse seria o maior edifício residencial do Vale do Taquari, com 7,8 mil metros quadrados de área, divididos em 13 pavimentos. Seriam 30 apartamentos de três dormitórios e 10 apartamentos de dois dormitórios, além de estacionamento para 44 automóveis, playground, salão de festas e restaurante. O custo estava orçado em 9 milhões de cruzeiros. A obra iniciaria assim que a Caixa Econômica Federal aprovasse o financiamento e a conclusão estava prevista para 18 meses.

O projeto não saiu exatamente igual ao que se falava em 1975. O Residencial Centenaŕio de fato foi construído, mas tem apenas quatro pavimentos.

O prédio atual, em 2025

Há 20 anos, duplas competiam no desafio Reis do Rio

A prefeitura municipal de Estrela e a Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca) organizavam uma corrida de caícos no Rio Taquari. A primeira edição do desafio Reis do Rio reuniu 32 duplas na área do atual Parque da Lagoa, nos fundos do Parque Princesa do Vale, em Estrela.

A competição acontecia num trajeto de dois quilômetros e foi disputada com caícos de madeira, em duplas, femininas e masculinas. Mais de 1,5 mil pessoas acompanharam o evento que, além de canoagem, teve show de bandas e atrações para o público. As premiações foram em dinheiro e o dueto campeão recebeu R$ 300. A dupla vencedora foi Felipe Horn e Marcelo Thome.

Lajeado Doce Cidade reunia milhares

Para comemorar a Páscoa, que se aproximava, Lajeado organizava uma programação especial, com caça ao ninho, shows e muitas guloseimas. O evento Lajeado Doce Cidade fazia parte do calendário municipal e ocorria no Parque Histórico. Empresas locais dos segmentos de balas, chocolates, refrigerantes e sorvete participavam do evento. Milhares visitaram o parque, somente no sábado, o público superou as 10 mil pessoas.

Sábado é

  • Dia Mundial da Água

Santo do dia 22: Santa Leia

Domingo é

  • Dia Mundial da Meteorologia
  • Dia do Optometrista
  • Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores
  • Dia Mundial do Acupunturista

Acompanhe
nossas
redes sociais