Comércio local estima aumento de 10% nas vendas de Páscoa

COMÉRCIO E VAREJO

Comércio local estima aumento de 10% nas vendas de Páscoa

Apesar de preços mais altos, aposta do varejo é de que os ovos de chocolate se mantenham na preferência dos clientes

Comércio local estima aumento de 10% nas vendas de Páscoa
A mãe, Ana Paula, explica para a filha, Ana Clara, que o presente precisa de Páscoa precisa estar no orçamento familiar. (Foto: Maira Schneider)
Vale do Taquari

Com a proximidade da Páscoa, os consumidores do Vale do Taquari e de todo o Brasil já enfrentam uma realidade de preços elevados e tamanhos menores dos ovos de chocolate, resultado da crise global de abastecimento de cacau e a alta da inflação. O Brasil, que é o sexto maior produtor mundial do grão, com uma média de 200 mil toneladas anuais, não está imune aos efeitos dessa escassez. A combinação de custos mais altos para as grandes marcas e os produtores artesanais tem deixado os preços de ovos de Páscoa mais salgados, afetando o orçamento de muitos brasileiros.

Neste ano, um ovo de menos de 500 gramas pode ser encontrado por, em média, R$ 130, enquanto opções mais acessíveis, de peso reduzido, ficam em torno de R$ 28. Para muitos, a alternativa será recorrer a bombons ou chocolates em barra, mas até essas opções estão apresentando uma alta de 16,53% nos últimos 12 meses, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O representante comercial, André Rousselet, expressa sua surpresa com o aumento significativo dos preços: “O ovo de galinha subiu bastante, mas o de chocolate não precisava subir tanto. Como os assalariados ou aposentados vão ter condição de bancar isso? Um absurdo”. A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) estima uma produção de 45 milhões de ovos de Páscoa em 2025, uma queda de 22% em relação aos 58 milhões do ano anterior. A redução está diretamente ligada ao aumento de mais de 180% no preço do cacau em 2024.

Expectativa do varejo

Com menos de um mês para a data, os supermercados da região estão se preparando para o aumento das vendas nos dias que antecedem a Páscoa. O gerente de compras de um estabelecimento local, Hans Röhsig afirma que o movimento de vendas começa a ganhar mais força nas duas semanas anteriores à data. Além dos ovos de chocolate, produtos como peixe para a Sexta-Feira Santa e outros itens típicos estão sendo expostos como alternativas.

A aposentada Elisabete Wienandts, que sempre fez questão de presentear, reconhece que a Páscoa deste ano exigirá mais planejamento. “A gente sempre dá um jeitinho para comprar para os sobrinhos e afiliados, mas este ano está bem salgado. Não é doce, é salgado mesmo”. Ela ainda assim acredita que a magia da data vale a pena. “Um docinho faz bem, e a alegria das crianças faz tudo valer a pena”, diz.

Pesquisa

Enquanto isso, Ana Paula Romanato, auxiliar de inspeção, também está buscando opções dentro do orçamento para a filha de 7 anos, Ana Clara. “Tem que caber no orçamento, já dei uma olhada e vale a pena, afinal, é a filha mais nova, então ela merece ganhar”, afirma Ana Paula, que já tem uma ideia do que irá comprar: “Eu já decidi e é esse que eu quero. É bem saboroso e ainda vou poder brincar com o kit que acompanha o ovo”, revela a filha empolgada.

Incentivo ao consumo local

Mesmo com os preços mais elevados, a Páscoa continua sendo uma data de forte apelo comercial. As lojas investem em decoração temática, buscando atrair consumidores para as compras de última hora. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado está preparando a tradicional Trup do Coelho, que percorrerá o comércio e os bairros da cidade, com sorteios de brindes e muitas atividades para celebrar a Páscoa.

André Augusto Hauschild, membro da diretoria da CDL Lajeado, ressalta que o principal objetivo da programação é “despertar o Espírito de Páscoa nas pessoas e, com certeza, atraí-las para o nosso comércio, que irá receber muito bem os clientes com ofertas e novidades para comemorar esta data tão importante para o nosso setor”.

Além disso, o aumento nas vendas durante essa época do ano costuma gerar mais vagas de emprego temporárias, que, em alguns casos, se tornam efetivas. O comércio local está otimista quanto ao crescimento nas vendas em comparação ao ano passado, com a expectativa de que a movimentação nas ruas impulsione a economia regional. “Esperamos um aumento de 10% no faturamento em comparação a 2024”, conclui Röhsig.

A Páscoa de 2025, portanto, é marcada por desafios econômicos, mas também pela adaptação e resiliência dos consumidores e comerciantes da região. A tradição persiste, e mesmo com ovos menores e mais caros, o espírito da Páscoa continua a encantar famílias de todas as idades.

Detalhes

Economia

  • O Brasil é o 6º maior produtor de cacau do mundo
  • Uma média de 200 mil toneladas no mundo
  • Ainda assim, a produção é insuficiente para cobrir a demanda
  • Há uma crise mundial no abastecimento da fruta

Inflação

  • Alta nos preços dos produtos de chocolate, com aumento de 16,53% nos últimos 12 meses (IPCA).
  • Previsão de Produção de Ovos de Páscoa (2025): 45 milhões de unidades, queda de 22% em relação a 2024 (58 milhões)
  • Aumento no Preço do Cacau
  • Mais de 180%

Perspectivas do Varejo

  •  Crescimento de 10% no faturamento em comparação a 2024.
  • Vendas ganham força nas duas semanas anteriores à Páscoa.
  • Produtos como peixes para a Sexta-Feira Santa e itens típicos também impulsionam as vendas.

Acompanhe
nossas
redes sociais