
Desafios, superação e conquistas. Em fevereiro, a Dália Alimentos completou cinco anos de operação no Complexo Industrial Avícola, no Distrito de Palmas, em Arroio do Meio. Presidentes, vice-presidente Executivo e gerente relembram como a Cooperativa superou os desafios e obteve conquistas importantes no mercado em pouco tempo.
O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, enfatiza que a Dália estruturou um sistema moderno de abate de aves. “Após a inauguração, enfrentamos uma pandemia que assustou o mundo, mexeu com o mercado mundial e, como não podia ser diferente, o setor agroindustrial também sofreu.” O dirigente lembrou que o programa frango de corte foi um projeto inovador e competitivo que superou as crises. “Na época de implantação deste robusto projeto, buscamos a diversificação das atividades, somando a avicultura aos segmentos de produção de suínos e de leite.”
Superação
O presidente Executivo, Carlos Freitas, reforça que os cinco anos permitiram adquirir conhecimento e experiência para resultados de excelência. “Esta meia década demonstra que a equipe está qualificada para atuar no processo em todas as suas etapas e, portanto, apta a disputar o mercado. Buscamos assessoria e consultoria junto a profissionais com ampla qualificação e conhecimento da avicultura, desde o campo, passando pela indústria e chegando à comercialização. Todo o comprometimento confirmou a nossa característica de ‘Destemidos’, o que nos leva a nutrir a expectativa positiva de que a avicultura se manterá estável.”
Cooperação e esforço coletivo
Para o vice-presidente Executivo, Igor Estevan Weingartner, os cinco anos de operação do frigorífico de aves representam um marco histórico. Neste período, segundo ele, a Dália alcançou a maturidade de um projeto inovador. “Iniciar um projeto avícola como o da Dália é um grande desafio, muito mais complexo do que simplesmente ampliar uma operação. Foi necessário sincronizar os diferentes sítios da cadeia produtiva. Além disso, foi fundamental capacitar as equipes para qualificação dos mesmos nas rotinas de trabalho e ser reconhecidos por um produto de qualidade. Essa é uma conquista que a Cooperativa alcançou neste segmento”, ressalta.
“Escutamos o mercado”
Igor menciona ainda que a Divisão Comercial e Marketing buscou ouvir as demandas do mercado. “A principal função do marketing é se comunicar com o consumidor e essa comunicação é uma via de mão dupla. Portanto, nós escutamos o mercado e ele indicou a demanda por produtos resfriados e temperados.”
Consolidação da produção
Com a recente chegada das famílias venezuelanas, atualmente são 530 colaboradores na unidade – em 2020, as operações iniciaram com 200 funcionários. Hoje, o quadro de funcionários conta com 31 colaboradores que estão desde o início do primeiro abate em Palmas. E para celebrar esta data significativa, o Gerente da Divisão Frango de Corte, Eduardo Koefender, reuniu cerca de 20 colaboradores, uma vez que alguns não puderam comparecer, em um encontro que relembrou os principais desafios e as conquistas. “Embora sejam apenas cinco anos de operação, acumulamos valiosos aprendizados e realizamos adequações essenciais. Conseguimos consolidar nossa produção e, principalmente, conquistar um espaço no mercado, muito por contarmos com um grupo de pessoas dedicadas”, pontua Koefender.