O Grêmio se reapresentou ontem para iniciar a preparação para a estreia do Campeonato Brasileiro, no sábado, 29, contra o Atlético-MG. No elenco de trabalho do técnico Gustavo Quinteros, duas alterações já foram feitas e envolvem a mesma posição. O Tricolor emprestou o goleiro Adriel ao Athletic, de Minas Gerais, ao mesmo tempo em que contratou Jorge, goleiro do Gaúcho, de Passo Fundo, e que estava no Pelotas.
O Grêmio autorizou Adriel a viajar para São João del Rei, no interior mineiro, para realizar exames e assinar contrato de empréstimo com o Athletic até o final de 2025.
Em contrapartida, o goleiro prorrogou o vínculo com o Tricolor por mais duas temporadas. O anúncio deverá ser realizado nos próximos dias.
As tratativas duraram quase um mês. O jogador recusou sair por empréstimo para o Universidad Católica, do Chile, para seguir no Brasil, mesmo que na Série B. Nos últimos dois anos, após algumas desavenças, Adriel foi emprestado ao Bahia, que optou por não exercer a opção de compra.
Foi imposta uma cláusula nas negociações, que definiu que os mineiros podem adquirir 50% dos direitos econômicos de Adriel por 2 milhões de euros.
Reposição vem do Gaúcho
Para suprir a saída de Adriel, o Tricolor buscou no mercado Jorge, de 23 anos, do Gaúcho de Passo Fundo, mas que atuou no Gauchão pelo Pelotas. Ele chega para ser o terceiro na hierarquia de goleiros, que tem Volpi e Grando, ambos com vínculo de duas temporadas.
Para contratar o jogador, Grêmio e Gaúcho firmaram um acordo para divisão dos direitos econômicos do goleiro. Sendo assim, cada um terá 50% de Jorge até o final do contrato, que será de aproximadamente dois anos.
Uma quantia foi paga pelo Tricolor ao time de Passo Fundo para a cessão de parte dos direitos econômicos. Na transferência também ficou estabelecida a opção de compra de mais 30% mediante o pagamento de um novo valor.