Encontro regional impulsiona conexões e negócios mercadistas

evento da agas

Encontro regional impulsiona conexões e negócios mercadistas

Programação no CTC reuniu supermercadistas e fornecedores para visitas técnicas, palestras, rodadas de negócios e um jantar de integração

Encontro regional impulsiona conexões e negócios mercadistas
A programação substituiu o tradicional “Jantando com a Agas” e trouxe um formato mais dinâmico. (Foto: Jéssica R Mallmann)
Lajeado

O Encontro Regional da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) reuniu ontem mais de 400 empresários e 70 fornecedores no Clube Tiro e Caça (CTC), em Lajeado A iniciativa impulsionou conexões e oportunidades de negócios no setor mercadista e marcou a primeira edição das rodadas de 2025, que ocorrerão em outras três cidades do estado.

A programação substituiu o tradicional “Jantando com a Agas” e trouxe um formato mais dinâmico, com visitas técnicas, palestras e rodadas de negócios. Segundo o executivo de contas da Agas, Gabriel Xerxenesky, a interação entre fornecedores e supermercadistas cria um ambiente propício para o crescimento das marcas e a geração de negócios.

“Muitas empresas, como a Hedera Cosméticos, começaram pequenas e cresceram ao longo dos anos. Para nós, essa representatividade é muito importante. O evento amplia a visibilidade das instituições e dos produtos disponíveis no mercado”, destaca Xerxenesky.

O proprietário da Hedera Cosméticos, Alex de Mendonça, reforça a relevância da parceria com a Agas, que começou em 2015, quando a marca ainda buscava se consolidar. “Na época, éramos uma indústria pequena e acreditamos no potencial da Associação para nos impulsionar. Desde então, conseguimos nos aproximar muito mais do nosso cliente e expandir nossos negócios”, afirma.

Networking

Hoje, com 16 anos de atuação, a empresa conta com mais de 100 funcionários e comercializa seus produtos em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Amazonas. Com produção exclusiva em Encantado, que chega a 20 mil litros diários, Mendonça revela que, nos próximos cinco anos, a meta é expandir para 10 estados.

Xerxenesky reforça que o networking é o principal objetivo do evento. “Às vezes, um acordo é fechado na hora, outras vezes, ele se concretiza no futuro. O mais importante é criar proximidade entre os envolvidos. Esses encontros são oportunidades valiosas para os supermercadistas estreitarem relações e ampliarem suas operações”, destaca.

O diretor comercial do Grupo Imec, Rafael Hübler, considera um encontro relevante para todo o estado e em especial para o Vale. “No ano em que completa 70 anos, o evento de supermercadistas demonstra o prestígio e a harmonia presentes na região, potencializando negócios por meio da conexão entre grandes e pequenos fornecedores, onde todos os participantes podem conhecer os produtos e adquirir novidades para suas lojas”, comenta.

Alta rotatividade

A taxa de rotatividade no setor supermercadista gaúcho chega a 55% ao ano e reflete o descompasso entre a evolução do comportamento humano e práticas de gestão engessadas, avalia a consultora em desenvolvimento pessoal, Angelita Garcia. Embora existam regras e manuais de conduta, a especialista destaca que o verdadeiro desafio é compreender as necessidades dos profissionais e criar um ambiente de trabalho mais saudável.

Segundo ela, a insatisfação com a gestão leva muitos trabalhadores a mudarem constantemente de emprego, tornando-se “nômades corporativos”. Para evitar esse ciclo, Garcia defende uma gestão mais humanizada, com espaços de diálogo e programas de mentoria adaptados ao nível de maturidade profissional.

Angelita também ressalta que o varejo é um dos setores que mais promovem funcionários rapidamente, mas enfrenta dificuldades na formação de líderes. “Muitos veem o setor supermercadista como uma porta de entrada, e não como um espaço para construir uma carreira. Isso é um equívoco. No varejo, as promoções acontecem de forma acelerada, e o grande problema é promover pessoas sem preparo”, analisa.

Apesar dos desafios, a consultora destaca a resiliência do setor supermercadista, que já superou diversas crises ao longo dos anos. “O varejo sobreviveu ao colapso da bolsa de valores em 2008, à pandemia de Covid-19 e até mesmo às inundações no estado. Quanto maior a crise, mais se trabalha”, conclui.

Força local

O vice-prefeito de Lajeado, Guilherme Cé, destaca a diversidade do setor varejista e a importância de a cidade sediar um evento que reúne uma série de profissionais renomados, para discutirem e fazerem negócios.

“Ver este evento acontecendo em Lajeado mostra a força da nossa cidade e região, além da relevância do setor supermercadista, que certamente é uma referência para todo o estado”, afirma.

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