Município intensifica combate ao Aedes aegypti

VENÂNCIO AIRES

Município intensifica combate ao Aedes aegypti

Aplicação de larvicida biológico ocorre nesta quinta-feira

Município intensifica combate ao Aedes aegypti
Foto: Divulgação
Venâncio Aires

A Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde de Venâncio Aires realiza, nesta quinta-feira, 20, a aplicação de larvicida biológico com equipamento nebulizador para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O produto utilizado é direcionado exclusivamente às larvas do inseto e é certificado para uso em água potável, não oferecendo riscos à população.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental, Gabriel Alves, a aplicação será feita com um equipamento acoplado a um veículo do setor, gerando uma névoa que atingirá áreas críticas. Inicialmente, a ação abrangerá os bairros Cidade Alta, Xangrilá, Cidade Nova e Gressler, locais que apresentaram aumento na infestação do mosquito conforme monitoramento realizado por meio de armadilhas para coleta de ovos.

A prefeitura também prevê a expansão da aplicação para outras áreas do município nos próximos dias, conforme os dados coletados pelas equipes de combate às endemias. “A aplicação do larvicida é apenas uma das estratégias no combate à dengue, mas o principal controle está na eliminação dos criadouros de mosquito em cada residência e estabelecimento”, ressalta Alves.

Aumento de casos

O último levantamento em fevereiro apontou crescimento no índice de infestação do Aedes aegypti em Venâncio Aires. Até o momento, o município registra seis casos confirmados de dengue. Diante desse cenário, a Vigilância Sanitária alerta a população para os sintomas da doença, que incluem febre, dores no corpo e na cabeça, cansaço excessivo, dor atrás dos olhos, diarreia, entre outros. A recomendação é que, ao apresentar sinais da doença, o paciente busque atendimento médico e evite a automedicação.

Além disso, segue ativa a campanha de vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos no Centro de Imunizações (Posto Central), de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min.

Acompanhe
nossas
redes sociais