Instituto BRF prepara ação de limpeza no Rio Taquari

Lajeado

Instituto BRF prepara ação de limpeza no Rio Taquari

Cerca de 100 voluntários participarão da atividade que ocorre no próximo sábado, 22, a partir das 8h, em alusão ao Dia Mundial da Água

Instituto BRF prepara ação de limpeza no Rio Taquari
Ao todo, são 119 municípios que integram a Bacia Hidrográfica Taquari-Antas (Foto: Gabriel Santos/arquivo/A Hora)

No próximo sábado, 22 de março, a partir das 8h, o Instituto BRF, pilar de transformação social da BRF dedicado a promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades onde a companhia conta com operações, realizará a limpeza das margens do Rio Taquari. A ação é organizada pela Secretaria de Meio Ambiente de Lajeado e conta com o apoio de outras empresas da região, que serão distribuídas em diferentes trechos do rio.

Os 100 voluntários reunidos pelo Instituto BRF cobrirão a área que passa pela cidade, onde a companhia tem unidades produtivas. A ação será realizada no Dia Mundial da Água e tem como objetivo apoiar a preservação do meio ambiente e conscientizar a população sobre a importância da conservação dos recursos hídricos.

LEIA TAMBÉM:

A diretora executiva do Instituto BRF, Raquel Ogando, conta que essa é uma entre diversas ações realizadas em prol de Lajeado e região. “A BRF está presente na cidade há mais de 50 anos. Temos um compromisso contínuo com o desenvolvimento local e entendemos a importância do Rio Taquari para as pessoas que vivem em todo o vale. Por isso, mobilizamos nossos colaboradores voluntários para contribuir com a preservação da biodiversidade local”, complementa.

Além da participação em ações de preservação, o Instituto BRF tem apoiado com mais intensidade a comunidade desde as enchentes de 2024. Recentemente, fez uma série de entregas e doações da ação +Juntos Pelo Sul para instituições educacionais e famílias em situação de vulnerabilidade de quatro cidades do Vale do Taquari – Lajeado, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio e Estrela – que foram afetadas pelas enchentes ocorridas em maio deste ano. O apoio incluiu a doação de mais de 3.200 livros, materiais e mobiliários para 10 escolas municipais, kits de móveis e eletrodomésticos para 273 famílias, além de suporte psicológico gratuito e outras iniciativas de auxílio.

Gestão hídrica

A BRF conta com uma robusta governança de gestão ambiental e um dos pilares engloba a gestão hídrica das operações próprias. Desde 2020, a companhia tem o compromisso público de reduzir em 13% o consumo de água em suas unidades produtivas. A meta deve ser atingida em 2025 e já está em 11,4%, uma evolução de 40,48% entre 2023 e 2024.

Os esforços em gestão hídrica garantiram a nota A- na categoria “Segurança Hídrica” da lista de 2025 do CDP — o Oscar da Sustentabilidade —, organização global sem fins lucrativos que gerencia o maior sistema de divulgação ambiental do mundo para empresas, cidades, estados e regiões.

Operação em Lajeado

Inaugurada em 1974, a unidade da BRF em Lajeado é um dos polos produtivos mais importantes da companhia, empregando cerca de 3.400 pessoas. Com frigoríficos de frangos e suínos, fábrica de rações, incubatório e duas granjas próprias, a unidade tem uma produção expressiva, abatendo diariamente cerca de 430 mil frangos e 3.950 suínos, além de fabricar 17 toneladas de bacon por dia. Marcas reconhecidas como Sadia, Perdigão, Hilal, Perdix e são produzidas localmente e exportadas para mercados estratégicos, incluindo Japão, China, Emirados Árabes e Chile.

Acompanhe
nossas
redes sociais