Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e garantir educação de qualidade, o governo de Venâncio Aires, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, mantém uma parceria de longa data com a Associação Gaúcha Pró Escolas Famílias Agrícolas (Agefa) para conceder bolsas de estudo a filhos de agricultores. Os estudantes contemplados cursam o Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Agropecuária na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), uma instituição que alia teoria e prática por meio da Pedagogia da Alternância.
A iniciativa, que dura cerca de 15 anos, permite que jovens do meio rural tenham acesso à capacitação técnica, preparando-os para dar continuidade ao trabalho das famílias com maior conhecimento e dentro das normativas do setor. Em 2025, 12 estudantes de Venâncio Aires foram beneficiados pelo programa e estão matriculados na Efasc, entre eles os irmãos gêmeos Gabriel Felipe e Gustavo Henrique Schwendler, de Linha Harmonia da Costa, que cursam o segundo ano. “No início, estranhamos a rotina de internato, mas agora nos adaptamos bem. Hoje entendemos melhor como funciona o ensino e a convivência na escola”, relata Gabriel.
Aprendizado dentro e fora da escola
A metodologia da Efasc se baseia na Pedagogia da Alternância, em que os alunos passam uma semana em regime de internato na escola e a seguinte em casa, aplicando os conhecimentos adquiridos nas propriedades. Schwendler destaca a dinâmica do ensino. “Temos aulas práticas e teóricas na escola, e em casa realizamos atividades de pesquisa e prática profissional orientada. Cada estudante tem um caderno de acompanhamento, onde registramos tudo, inclusive nossas avaliações”.
Os pais dos gêmeos, Carlos e Ilga Schwendler, comemoram a oportunidade dos filhos adquirirem novos conhecimentos e aplicá-los na rotina agrícola. “O tempo passa rápido e, quando vemos, eles já estão de volta para colocar em prática o que aprenderam. Eles já implementaram atividades na propriedade, como o plantio de sementes, e agora têm uma visão mais ampla sobre a produção”, destaca Ilga.
A estrutura da Efasc e os critérios de ingresso
A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul está em funcionamento desde 2009 e atende atualmente 149 estudantes de 10 municípios do Vale do Rio Pardo, incluindo Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Passo do Sobrado, Vale Verde, General Câmara, Rio Pardo, Sinimbu, Gramado Xavier e Boqueirão do Leão. Seu foco é proporcionar aos filhos de agricultores uma educação alinhada às necessidades do setor, promovendo acesso às inovações científicas e tecnológicas aplicadas à agricultura.
O financiamento do ensino é compartilhado: as famílias contribuem com uma mensalidade voluntária, enquanto o restante dos custos é coberto por bolsas de estudo viabilizadas por parcerias institucionais. Atualmente, a escola possui 368 ex-alunos, muitos deles atuando como técnicos agrônomos ou agricultores em suas comunidades.
Para realizar a inscrição, os candidatos e familiares devem comparecer à escola em horário comercial para preencher o cadastro e participar de uma visita guiada, onde recebem informações detalhadas sobre o funcionamento do ensino e as datas de abertura das matrículas. Os interessados em ingressar na Efasc devem atender aos seguintes requisitos:
- Ter concluído ou estar finalizando o Ensino Fundamental;
- Morar e possuir vínculo com o meio rural;
- Residir em um dos municípios atendidos pela escola;
- Ser filho de agricultores familiares da região;
- Ter intenção de seguir na atividade agrícola.