A bacia hidrográfica Taquari-Antas estará em evidência na segunda quinzena de março por conta de dois grandes eventos. O primeiro, o Viva o Taquari-Antas Vivo, ocorre no sábado, 22 , a partir das 7h30, simultaneamente em seis cidades. Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul e Venâncio Aires promoverão ações de limpeza, de conscientização e de educação ambiental. O Viva o Taquari, que nasceu em Lajeado, chega à 18ª edição e chama a atenção para preservação o Rio Taquari. O recolhimento de resíduos sólidos das margens é uma das atividades. Os resultados são visíveis e impressionantes: a cada ano, toneladas de materiais são recolhidos.
Educação
A educação ambiental, que segue com oficinas, seminário e jornada técnica no decorrer do ano, é fundamental para alertar sobre os problemas não tão visíveis. A mata ciliar, que já vinha sofrendo com a ação humana, foi gravemente atingida nas últimas três enchentes. A água esconde altos índices de poluição por esgoto doméstico, ou seja, falta de saneamento básico, comprovados em análises encomendadas pelo Grupo A Hora ao Laboratório Unianálises. O monitoramento ocorre desde 2022. A qualidade da água varia entre as faixas ruim e péssima, as duas piores em uma escala que ainda tem regular, boa e ótima.
Preserva +
A segunda atividade nesta segunda quinzena de março é promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). No dia 27, ocorre o encontro “PRESERVA +: Orientação em Recursos Hídricos e Eventos Climáticos Extremos”. A iniciativa tem a parceria da Universidade de Caxias do Sul (UCS), local do evento, do Ministério Público do Estado (MPE), do Comitê de Bacia Hidrográfica Taquari-Antas e do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).
Sensibilização
O encontro pretende sensibilizar e capacitar gestores públicos municipais para a adoção de políticas e práticas de gestão dos recursos hídricos integradas, considerando a importância dos comitês de bacia hidrográfica. A proposta é fortalecer o planejamento, a prevenção e o enfrentamento de eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul.
Programação
Será um dia de palestras, das 8h às 17h30, voltadas a prefeitos, vereadores e gestores municipais (secretários e servidores das pastas de planejamento, urbanismo, obras, entre outras) de 119 municípios da região de bacia, entre eles os do Vale do Taquari. Os painéis abordarão temas como a responsabilidade jurídica municipal na proteção ao meio ambiente, com foco nos recursos hídricos, o Plano de Bacia Hidrográfica Taquari-Antas e uma mesa-redonda com debates sobre a crise hídrica.
Inscrições
Para participar, basta se inscrever no site da Escola do TCE-RS.
Música do Dia
“Que beleza é sentir a natureza
Ter certeza pra onde vai e de onde vem
Que beleza é lhe dá pureza
E sem medo, distinguir o mal e o bem” – Que Beleza – Tim Maia