Município busca destravar obras para criar novas ligações entre bairros

CRESCIMENTO DA CIDADE

Município busca destravar obras para criar novas ligações entre bairros

Intervenções em infraestrutura e mobilidade estão entre as prioridades do novo governo. Algumas dessas propostas passam por estruturação, conforme secretário. Confira o que está no escopo para os bairros Americano, Florestal e Moinhos

Município busca destravar obras para criar novas ligações entre bairros
Lajeado quer criar nova ligação entre o Florestal e o Montanha (Foto: Felipe Neitzke).
Lajeado

O crescimento dos bairros, com aumento populacional e construção de novos empreendimentos comerciais e imobiliários faz Lajeado avançar no processo de descentralização. Mais autônomas, as comunidades já não possuem a mesma dependência do Centro. Entretanto, o caminho para um desenvolvimento equilibrado encontra barreiras na infraestrutura e mobilidade urbana.

Vias mal planejadas, ruas esburacadas e estreitas, avenidas sem espaço adequado para meios alternativos. Esses são alguns dos problemas no horizonte. Os gargalos logísticos na região foram potencializados em 2024, em virtude da catástrofe climática, e refletiram no trânsito urbano do município mais populoso do Vale.

Ainda que a situação atual apresente avanços – com a projeção de entrega da nova ponte da ERS-130 para o fim do mês e a conclusão das obras na BR-386 para este semestre –, o governo municipal coloca essa área como uma das prioridades da nova gestão. É um dos chamados “macrocompromissos”.

Neste contexto, algumas obras são listadas como prioritárias ou necessárias para trazer maior fluidez ao trânsito. Mesmo com a maioria ainda no campo dos projetos, iniciativas buscam minimizar transtornos e abrirem novas rotas e caminhos para que o desenvolvimento de Lajeado seja impulsionado.

Ligações sobre rodovias

Para os bairros em destaque – Americano, Florestal e Moinhos –, há projetos de infraestrutura de curto, médio e longo prazo pensados para melhorar a mobilidade urbana. Alguns deles envolvem conexões com outros bairros e também passam pelos principais trechos rodoviários que cortam o município.

Avenida dos 15 é uma das principais vias do Florestal (foto: Mateus Souza).

No Florestal, o município pleiteia uma extensão da avenida dos 15, conectando-a com o bairro Montanha. A ideia é construir um túnel sob a ERS-130. Inicialmente, seria destinado um recurso a fundo perdido da Caixa Econômica Federal, de R$ 10 milhões. No entanto, após a enchente de maio, a verba foi direcionada às obras de drenagem urbana.

“Devemos pleitear a inclusão da obra para dentro dos investimentos previstos na concessão da ERS-130”, informou o município, em nota recente encaminhada à reportagem. O plano de concessão do bloco 2 das rodovias estaduais está na fase de consultas públicas.

Para o Americano, há a possibilidade de um nova ligação do bairro, passando pelo Hidráulica, com o São Cristóvão e o Alto do Parque, que ficam do outro lado da BR-386. Nos planos, está a construção de um viaduto. A primeira proposta, levada à Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e CCR ViaSul ano passado, previa uma extensão da rua Silvestre Jacob Ely.

Acesso alternativo

Com grandes empresas sediadas às margens da ERS-130, o Moinhos se ressente de um acesso alternativo. Hoje, a única ligação direta da rodovia com o bairro – onde residem muitos trabalhadores – se dá pela rua Carlos Spohr Filho. Por isso, o município estuda abrir uma via por dentro para acessar a estrada estadual.

Prevista no Sistema Viário – aprovado junto ao Plano Diretor em 2020 – o traçado partiria da avenida Presidente Castelo Branco, próximo de onde hoje está a fábrica da Sorvebom, e sairia na 130, nas imediações da Docile. A proposta também está presente dentro do macrocompromisso “mobilidade e infraestrutura” no plano de governo.

Ainda no Moinhos, há a possibilidade de ampliação da Carlos Spohr Filho. Hoje, a via tem toda sua extensão em pista simples. Em horários de pico, com as trocas de turno nos frigoríficos, há lentidão e o trânsito chega a travar.

Movimento nas imediações dos frigoríficos preocupa município (Foto: Gabriel Santos).

Estruturação

Com três meses de atuação na Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Alex Schmitt ainda busca se inteirar de todas as demandas do setor, bem como entender quais são as maiores necessidades para planejar os próximos passos dentro da área. Prioridade para a prefeita Gláucia Schumacher, as grandes obras ainda carecem de maior estruturação.

“Estamos trabalhando para tomar as decisões de forma mais assertiva. Obviamente que temos uma cidade que se desenvolveu muito, e essa curva se acentuou nos últimos anos. Saímos de 70 mil para quase 100 mil em questão de 10, 15 anos, isso sem contar as pessoas que moram em cidades próximas e trabalham aqui ou vem acessar algum serviço, comércio. Então, essa estruturação está sendo melhorada”, pontua.

Alguns dos projetos mais urgentes já estão desenhados, mas serão discutidos com a comunidade, antecipa Schmitt. Segundo ele, o município colhe informações e opiniões para avançar na implementação das propostas. “Não adianta a gente tomar uma decisão porque achamos que vai se comportar assim. Precisa medir, calcular. Então algumas alterações já levamos à prefeita Gláucia e ela inclusive nos autorizou a dar seguimento em algumas”.

Uma das propostas, segundo ele, envolve o Moinhos. Para isso, o município terá que negociar desapropriação de uma área hoje pertencente à iniciativa privada. “Os acessos desses bairros próximos ao Centro ainda representam gargalos. Então, nós queremos é criar novos acessos para conseguir espalhar um pouco mais esse trânsito, não concentrar tanto nas avenidas principais. Esse é o foco de pensamento dos projetos iniciais”.

O que está na mira do município:

LIGAÇÃO DA AVENIDA DOS 15 COM A IRMANDO WEISSHEIMER
Bairros Florestal e Montanha
– Considerada uma das principais “novas ligações” projetadas pelo município, seria uma extensão de duas vias existentes, passando sobre a ERS-130. No ano passado, foi disponibilizado recurso a fundo perdido, com origem na Caixa Econômica Federal. Porém, a verba será aplicada em outra área. Seria uma alternativa ao fluxo pesado da avenida Benjamin Constant;

NOVO ACESSO SOBRE A BR-386
Bairros Alto do Parque e Americano/Hidráulica
– Proposta cria uma nova ligação sobre a rodovia federal. A ideia é aproveitar a rua Silvestre Jacob Ely para fazer a conexão com o outro lado. Hoje, há apenas uma ligação direta entre esses bairros, pelas ruas 17 de Dezembro e Nossa Senhora do Caravaggio, chegando no Parque do Imigrante. A nova proposta facilitaria também uma ligação ao Americano;

NOVO ACESSO À ERS-130
Bairro Moinhos
– Prevista no Sistema Viário, uma nova via interligaria a avenida Castelo Branco com a rodovia estadual. O traçado indicado fica próximo do acesso à empresa Docile. Seria uma alternativa para melhor distribuição do fluxo de veículos. Hoje, o único acesso do Moinhos à ERS-130 se dá pela rua Carlos Spohr Filho;

AMPLIAÇÃO DE RUAS E AVENIDAS
– Obras pensadas para melhorar a fluidez no trânsito nas principais vias de Lajeado. Inclui a Carlos Spohr Filho, no Moinhos. Hoje, a via concentra grande fluxo de veículos e pedestres, sobretudo pela presença dos frigoríficos da BRF e Minuano, duas das maiores empresas da cidade.

Debates necessários

Não é de hoje que o A Hora, por meio do projeto “Lajeado – Um novo olhar sobre os Bairros”, dá luz às importantes e necessárias obras de infraestrutura e mobilidade. Em edições passadas, esses projetos ganharam espaço e tiveram ampla repercussão. No entanto, por diferentes motivos, são propostas que não tiveram avanço e que, agora, devem voltar a ganhar prioridade do município.

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