Técnicos encerram missão no Vale e organizam demandas dos municípios

PLANO DE CONCESSÃO

Técnicos encerram missão no Vale e organizam demandas dos municípios

Equipe do BNDES e da Secretaria da Reconstrução Gaúcha participam de reuniões com prefeitos sobre o plano de obras do Bloco 2. Necessidade de revisão em trechos urbanos, com acessos em pontos que serão duplicados, melhoria nas ligações entre bairros e vias paralelas às rodovias são as principais reivindicações

Técnicos encerram missão no Vale e organizam demandas dos municípios
Plano do Estado prevê a concessão de 415 quilômetros, com trechos do Norte e também no Vale do Taquari, nas ERS 128, 129, 130 e 453. (FOTOS: Filipe Faleiro)
Vale do Taquari

Estabelecer as obras prioritárias, rever prazos de intervenções menos urgentes e reposicionar dispositivos como trevos, retornos e passarelas. Estes foram o propósito das reuniões entre técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), da Secretaria da Reconstrução, com os prefeitos e equipes de engenharia dos municípios.

A missão foi proposta pelo prefeito de Teutônia, Renato Altmann, durante audiência em 16 de fevereiro com o secretário da Reconstrução, Pedro Capeluppi, na Univates. “Cobrei essa aproximação, pois vendo o projeto, parece que não houve um entendimento sobre a região. Como se tivessem feito o estudo de longe, só pensando na rodovia e sem considerar a realidade local”, avalia.

Neste sentido, Altmann, considera que a disponibilidade do Estado em ouvir os gestores municipais precisa ser enaltecida. “Tive o sentimento de que as equipes técnicas do Estado começaram a entender o que estamos sugerindo.” O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari, e prefeito de Sério, Moisés de Freitas, realça o propósito dos debates. “Foram momentos para falar de obras, de aspectos técnicos. As cobranças para diminuir a tarifa, a pressão por mais investimento estadual ou por revisão nos termos da futura concessão ficam para outra esfera. O que queremos é ter um olhar sobre o plano de obras, sobre como vai interferir no trânsito dos municípios”. Neste sentido, a prefeita de Estrela, Carine Schwingel, frisa a importância da avaliação técnica sobre as obras. “Uma coisa é o que vivemos no dia a dia. O que temos de objetivos, de dificuldades, de realidade e como enfrentar. Outra é o que veio do Estado.”

Segundo ela, inclusive o próprio Executivo gaúcho entende a complexidade do trecho na Rota do Sol, na entrada ao bairro Boa União. “Mesmo o Estado não tem muito claro como será a obra naquele ponto, mas, a partir da discussão que trouxemos hoje (sexta-feira), apresentamos uma ideia de intervenções e alterações no projeto original.”

A missão do BNDES e da Secretaria da Reconstrução começou na quinta-feira, em Encantado. Os engenheiros estiveram com os prefeitos da região alta, dos municípios que estão dentro da área de concessão (Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, Muçum e Encantado).

Nessa sexta-feira, os encontros começaram pela manhã na Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia, com gestores e servidores de Westfália, Boa Vista do Sul, Estrela, Fazenda Vilanova e Teutônia.

Busca de projetos

A presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Codevat), Cintia Agostini, avalia os dois dias de discussão como uma tentativa de tornar as intervenções e obras do plano de concessões mais adequadas frente a visão macro do BNDES sobre as rodovias. “Estamos pensando enquanto municípios, dentro das localidades, da sociedade e obviamente, em uma perspectiva daquilo que nos aconteceu enquanto região. Isso faz com que se mude alguns parâmetros do projeto anterior.”

Para ela, a partir de agora é preciso tabular cada solicitação e aprofundar os diagnósticos. “Tudo o que foi falado precisa retornar, pois temos de ter uma dimensão do que foi apontado, seja quando se retirou obras, se incluiu ou modificou de local, por exemplo. Em cima disso, entender o quanto vai se impactar na tarifa.”

De acordo com Cintia, os encontros foram momentos para pensar nas individualidades. Pelo tamanho do projeto, a presidente do Codevat cobra mais tempo de debate. “Estamos decidindo os próximos 30 anos. Não só para o Vale do Taquari, mas para todos que usam mais de 410 quilômetros de rodovias. É preciso ter maturidade, fazer essa construção sem pressa.”

Próximos passos

Na parte da apresentação das demandas dos municípios, as reuniões foram fechadas para cobertura jornalística. Apenas assessores puderam permanecer. Em média, os debates duraram entre duas até três horas.

O relatório de apontamentos dos municípios não foi disponibilizado pelo Estado. Cada revisão, mudança, acréscimo, postergação ou retirada de investimento será incluída na consulta pública.

A consulta pública sobre o modelo de concessão segue aberta até 21 de março. Até lá, os municípios poderão incluir novas demandas em termos de obras. Sugestões podem ser incluídas no portal parcerias.rs.gov.br. De acordo com o Estado, até essa quinta-feira, foram cadastrados 350 participações dentro do Bloco 2.

Pedidos dos municípios

Venâncio Aires

Trecho concedido: RSC-453
Apontamento: A duplicação, ligada até o trevo da ERS-287, interfere no deslocamento entre bairros. Barreiras na rodovia modificam o trânsito interno.
Solicitações:

  • Rever a possibilidade de quatro passagens entre os bairros, seja por viadutos ou passarelas.
  • Ponte sobre o Arroio Castelhano
  • Ampliar a largura, a altura e o reforço, devido ao risco de prejuízos em novas inundações.

Mato Leitão

Trecho concedido: RSC-453
Solicitações:

  • Construção de sete passarelas;
  • Instalação de uma via periférica de mão dupla, com pouco mais de um quilômetro.
  • Construir uma rótula no Distrito Industrial, com uma pista lateral de mão dupla, ligando ao Loteamento Amizade;
  • Reestruturação do pórtico de acesso principal ao município.

Cruzeiro do Sul

Trechos concedidos: RSC-453 e ERS-130
Solicitações:

  • Prever na concessão os serviços de manutenção, roçada, limpeza e sinalização da ERS-130, da ligação com a 453 (em Lajeado), até o acesso secundário ao município.
  • Com a duplicação da RSC-453, rotatória entre as localidades de Boa Esperança e 25 de Julho.
  • Manter as rótulas feitas pela EGR na rua Frederico Germano Haenssgen e no Distrito Industrial

Fazenda Vilanova

Trecho concedido: ERS-128

  • Ampliar a segurança para áreas rurais, no deslocamento de tratores.
  • Uma rótula está prevista, na ERS-128. Para o município, são necessárias mais duas, para evitar retornos pela BR-386.

Lajeado

Trechos concedidos: RSC-453 e ERS-130
Solicitações:

  • Manutenção de rótula/trevo no bairro Floresta da RS 453. O projeto proposto acaba com a rótula recém feita e irá gerar um grave gargalo logístico, além de fazer com que usuários de Lajeado tenham que ir até Cruzeiro via ERS para fazer o retorno, inclusive tendo que passar pelo pórtico de pedágio duas vezes.
  • Rever o fechamento de acessos relevantes, como nas imediações da Rodoviária.
  • Avaliação de passagem inferior entre a Av. dos 15 (Florestal) e o bairro Montanha para reduzir os impactos do fechamento de acessos.
  • Passarelas para o deslocamento ao Centro de Distribuições da Imec e o deslocamento de outra prevista próximo ao Posto do Arco.

Arroio do Meio

Trecho concedido: RS-130

  • São 18 trechos pontuados.
  • O trecho crítico são os dez quilômetros entre a ponte do Rio Forqueta até o Morro São José.
  • Neste perímetro, estão indústrias, transportadora, supermercado, bairros, e o acesso principal.
  • Foi pedida uma rotatória na rua Nicolau Keffer (há uma obra prevista no local, mas sem a possibilidade de retorno, apenas acesso no mesmo sentido);
  • Uma elevada no acesso principal ao município, para que o trânsito interno não tenha interferência sobre o fluxo da rodovia.
  • Um trevo diamante nas imediações do Pituca
  • Há uma passarela prevista em todo o trecho. São necessárias mais duas, diz o município.

Westfália

Trecho concedido: RSC-453

  • Instalação de um recuo na descida da Serra, nas proximidades da antiga britadeira.
  • Via lateral no futuro Distrito Industrial.

Boa Vista do Sul

Trecho concedido: RSC-453

  • Rótula no acesso principal;
  • Contenção no quilômetro 75 (onde houve deslizamentos em maio do ano passado);
  • Mudança no local dos pórticos de pedágio.

Teutônia

Trecho concedido: ERS-128 (Via Láctea)

  • Ampliação da duplicação. O trecho tem 16,8 km, o projeto estabelece 3,7 km de duplicação. • Para o município é preciso alcançar 6,7 km de novas pistas.
  • Alterações no trevo do bairro Teutônia e Campo do Gaúcho:
  • Evitar que os moradores tenham de percorrer longas distâncias para retornos.
  • Minimizar impacto no trânsito interno e evitar o aumento do tráfego em áreas vulneráveis, como a estrada da Várzea.
  • Ajustes no trevo da Major Bandeira;
  • Garantir acesso ao centro administrativo, importante para as forças de segurança e a mobilidade interna.
  • Inclusão de acessos ao distrito industrial;
  • Trevo para a Lagoa da Harmonia.

Estrela

Trecho concedido: RSC-453 (Rota do Sol)

  • Ponto crítico fica entre os bairros Loteamento Popular, Novo Paraíso, Pinheiros, até a entrada do Boa União. São 12 intervenções, as principais:
  • Passarela na Rua João Lino Braun, devido a proximidade a escolas, igreja, creche, ginásio. Retirada de uma passarela em local inadequado. Ajustar outra passagem para pedestres nas proximidades da Rua Adão Fett;
  • Revisar necessidade de obra de intervenção, para analisar o formato de elevada, túnel ou trincheira na Boa União;
  • Mudar o modelo de retorno nas proximidades da rua Frederico Kich;
  • Criar uma elevada, com acessos e retornos no Km 40, perto do Loteamento Popular;
  • Retorno nas imediações da Tangará;
  • Expandir a rótula prevista nas proximidades da Metanox;
  • Mudar o pórtico do pedágio até a divisa com Teutônia.

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