Na sexta-feira, 14, o subchefe coronel Santiago Soares Dias de Castro recebeu a Comissão Especial sobre Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais da Câmara dos Deputados na sede da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Durante o encontro, o coronel apresentou o panorama do maior desastre meteorológico já registrado no Rio Grande do Sul, ocorrido entre abril e maio de 2024. Ele também explicou as ações do governo estadual para aprimorar a gestão de riscos e desastres no Estado.
Foram apresentados os investimentos estaduais no programa Fundo a Fundo, que repassa recursos diretamente aos municípios para o suporte em ações de resposta e restabelecimento da Proteção e Defesa Civil.
Desde 2023, R$ 503,2 milhões foram destinados a esse fim, com a adição de R$ 46,7 milhões para enfrentar os efeitos da estiagem. Além disso, foi abordado o apoio técnico fornecido aos municípios na solicitação de recursos federais para reconstrução.
O coronel Dias de Castro destacou a importância de garantir a eficácia das ações para atender a população e as comunidades afetadas por eventos climáticos, enfatizando o compromisso da Defesa Civil do Rio Grande do Sul com a melhoria contínua das estruturas e respostas ágeis a calamidades.