Fechado desde 2011, o terreno que abrigava o antigo estádio do Clube Esportivo Lajeadense começa a ganhar nova vida. Mais de uma década após a venda do imóvel, em julho de 2023, um grupo de investidores
anunciou a construção de um novo complexo comercial no local. O projeto, que promete transformar a área, incluirá um prédio comercial e um open mall com ao menos 40 espaços para lojas de diferentes segmentos, como comércio e gastronomia.
A inauguração deste complexo terá um impacto direto na vida dos moradores do bairro Florestal e da cidade de Lajeado, trazendo uma variedade de serviços que, além de otimizar o tempo dos consumidores, devem melhorar a qualidade de vida na região.
Com a proposta de reunir em um único espaço lojas de diferentes ramos, como mercados, farmácias, serviços de cuidados com animais, além de opções de lazer, como sorveterias e restaurantes, o novo empreendimento promete ser uma solução prática para quem deseja resolver diversas pendências do dia a dia sem precisar usar o carro.
A proximidade do novo centro comercial também deve contribuir para a redução do trânsito no entorno. “A ideia é oferecer um local acolhedor e atrativo, incentivando os moradores a realizar suas atividades cotidianas a pé. Isso resultará em um trânsito mais organizado e uma maior convivência na comunidade”, explica o secretário de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Alex Schmitt.

Com o complexo, ginásio do bairro deve ser realocado para outra área
Emprego e renda
O impacto positivo não se limita ao convívio local. A obra e o funcionamento do complexo devem gerar emprego e renda para a população, além de impulsionar o comércio na região. Schmitt destaca o papel do empreendimento no fortalecimento da economia de Lajeado.
“É esse espírito empreendedor que fomenta a matriz econômica multissetorial da cidade e cria um ciclo virtuoso de prosperidade, atraindo novos investimentos e ajudando a desenvolver empresas locais”.
Apesar da animação com o novo complexo, o futuro do ginásio de esportes do bairro Florestal ainda é um assunto em aberto. Discussões iniciais indicavam que a instalação poderia ser próxima às capelas mortuárias, ao lado da Estação Rodoviária e do Cemitério Municipal, mas, conforme a prefeitura, a situação ainda não foi definida.
Benefícios à região

Malize Petry, empresária e moradora no Florestal há mais de 40 anos (Foto: Maira Schneider).
A receptividade ao projeto por parte dos moradores é, em sua maioria, positiva. Malize Petry, 71, empresária e moradora do bairro há mais de 40 anos, acredita que o novo empreendimento só trará benefícios à região: “Estou muito feliz. Só temos a ganhar com esse novo projeto, que vai trazer mais oportunidades e ainda embelezar o bairro. Todos esperamos que isso seja um grande sucesso.”

Clari Winter destaca a facilidade que o novo complexo proporcionará
Mais de uma década de tapumes que cercam o terreno, a retirada dos obstáculos simbolizará a transformação do espaço. A moradora Clari Winter, 77, destaca a facilidade que o novo complexo proporcionará para o cotidiano. “Será muito mais fácil para as donas de casa, pois teremos acesso a diversos serviços com a comodidade de estarmos tão perto. Isso será muito bom para o bairro e para a cidade.”

Alaídes Pretto, professora aposentada destaca os impactos positivos do empreendimento
Alaídes Pretto, professora aposentada de 70 anos, também vê o empreendimento como uma grande oportunidade. “Um investimento desse porte vai gerar mais empregos e renda, além de valorizar ainda mais o nosso bairro. Aqui tem tudo o que precisamos, mas faltava um empreendimento que traga um impacto positivo para todos nós.”
Com a expectativa crescente de sua conclusão, o complexo comercial no bairro Florestal promete não apenas transformar a paisagem local, mas também enriquecer a vida de quem vive em Lajeado, criando um novo polo de serviços e desenvolvimento para a cidade.