O futuro das atividades no terminal rodoviário de Estrela segue indefinido. Desde dezembro, usuários do transporte intermunicipal enfrentam dificuldades na compra de passagens e despacho de encomendas. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) suspendeu a comercialização de bilhetes em função da inadimplência da empresa responsável pelo ponto.
Devido ao impasse, a autarquia encaminhou o pedido de rescisão do contrato de concessão. O processo de caducidade foi votado pelo Conselho de Tráfego e deve passar pela validação do governo estadual. A administradora Conexão Terminais Rodoviários tem até segunda-feira, 17, para recorrer. Caso contrário, outra empresa pode assumir as atividades de forma provisória até que seja providenciado um novo edital de licitação.
Segundo o Daer, a administradora do terminal não efetuou o repasse de recursos às empresas de transporte, situação que causa o descumprimento do contrato. O bloqueio do sistema de vendas é permitido pela legislação e a comercialização dos bilhetes deve ser retomada caso haja regularização no pagamento.
Interesse
Proprietários da lancheria localizada no terminal rodoviário, Marcelo Souza e Dimas Pedroso avaliam as possibilidades de assumir as funções da bilheteria. A Rodobar opera há cerca de oito anos, com início das atividades na antiga rodoviária. “Estamos organizando os documentos porque já temos o interesse iniciar de forma provisória”, afirma Souza.
Posteriormente, o objetivo é apresentar proposta para assumir o terminal rodoviário de forma definitiva.
Impacto no serviço
Além de afetar os passageiros que utilizam o serviço diariamente, prestadores de serviços também sentem as mudanças no atendimento da rodoviária. Taxista há mais de quatro décadas, Ernani Ludwig relata que houve modificações desde a troca local.
“A saída do antigo espaço ficou ruim para a população e para nós, taxistas, também”, comenta. Ele ainda aponta a falta de estrutura no terminal.
Bilheteria
Usuários que precisam se deslocar a outros municípios devem fazer a compra dos bilhetes diretamente com os fiscais ou motoristas das empresas de transporte, caso haja lugar no veículo. A empresa Expresso Azul, por exemplo, ressalta que os bilhetes podem ser adquiridos no momento do embarque.
Os horários das viagens das empresas permanecem inalterados. A compra antecipada somente é possível a partir de Lajeado. Na maioria dos casos, o pagamento ocorre somente por cédulas de dinheiro. A administradora do terminal rodoviário não se manifestou.
Relembre o caso
- Março de 2020| Em função da pandemia, a rodoviária chegou a vender apenas 5 mil passagens por mês. Os prejuízos eram de R$ 10 mil ao mês.
- Setembro de 2021 | A Noll, empresa responsável pela rodoviária da cidade na época, rescindiu o contrato junto à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs).
- Setembro de 2021 | Para não deixar a comunidade desassistida, parte da estrutura foi alugada ao governo municipal e serviu de garagem, almoxarifado e ponto de apoio logístico à Secretaria de Saúde. Assim, Noll e Goldmeyer permaneceram com a concessão.
- Setembro de 2022 | Conexão Terminais Rodoviários vence a licitação da estação rodoviária e prevê funcionamento em julho de 2023.
- Julho de 2023 | A nova empresa administradora não encontra local adequado para início das operações. Acordo entre o governo municipal e a Noll garante o funcionamento até 31 de outubro.
- Outubro de 2023 | Conexão Terminais Rodoviários confirma o funcionamento do novo terminal no bairro dos Estados a partir de novembro.
- Novembro de 2023 | Iniciam os atendimentos no novo terminal rodoviário
- Dezembro de 2024| Daer bloqueia venda de passagens devido à inadimplência da empresa administradora.
- Março 2025 | Autarquia encaminha rescisão da concessão e projeto novo edital de licitação caso a empresa não recorra.