Nosso combustível diário

Opinião

Ivanor Dannebrock

Ivanor Dannebrock

Gestor Educacional e Integrante da Equipe Dale Carnegie

Nosso combustível diário

Você já deve ter iniciado um dia cabisbaixo, sem vontade para nada, muito menos vontade de ver alguém? Do tipo, que banha de sombras o mundo ensolarado? E a probabilidade do seu desempenho neste dia é estar na proporção da sua disposição. Nada melhor do que levantar, abraçar e beijar a esposa, o marido, os filhos, acariciar os gatos e os cachorros. Encarar mais um dia com alegria, estando bem consigo mesmo. É como se você iniciasse o dia se emocionando com a performance do flautista Gheorghe Zamfir, se deliciando com sua execução de The Lonely Shepherd.

Se você é daqueles que devoram os outros com seu gênio assombroso e insuportável, lembre sempre, na aurora de cada dia: quem trabalha ou convive contigo merece alto-astral e energia positiva para dar conta de mais um dia. Afinal a vida deve ser vivida com entusiasmo, pelo menos na maior parte de sua existência. Se você não estiver bem em determinado momento, não leve os demais para o seu buraco, seja altruísta com seus semelhantes. Como dizia António Aleixo, poeta popular português: “Para não fazeres ofensas e teres dias felizes, não digas tudo o que pensas, mas pensa tudo o que dizes.” Ou ainda para aqueles que vivem azedos no seu cotidiano, também vai uma dica do mesmo poeta do Algarve: “Vinho que vai para vinagre, não retrocede caminho, só por obra de milagre, pode de novo ser vinho.” Então não careça de milagres, eles podem estar escassos.

Nada mais saudável do que viver ao lado de pessoas de bom humor, dispostas e que conhecem o significado de simpatia e empatia. Sabemos que não levantamos todos os dias pulando de euforia, por isso mesmo conviver com quem tem empatia é o melhor presente. Quando vivemos com pessoas positivas, mesmo nos dias mais cinzentos, não podemos ficar acabrunhados. Precisamos fazer o movimento contrário, para que ambos fiquem lépidos e radiantes o quanto antes. Nosso modo de vida influencia nossos resultados, nossa saúde, e em especial inspira e anima todos aqueles que estão próximos.

Já vi várias vezes a frase: “A vida não nos tira nada, apenas nos liberta.” Aí olho no retrovisor e vejo que a vida já me libertou de várias situações, onde só posso agradecer pelo encaminhamento Divino. E é assim com tudo, podemos agradecer ou reclamar. Por exemplo, quando é feita a travessia da ponte Lajeado-Estrela, você agradece ou reclama? Eu agradeço cada dia pela ponte estar em processo de reforma e não ter desabado, como tantas outras. Assim é a vida, podemos ver o copo meio cheio ou meio vazio.

Acompanhe
nossas
redes sociais