Há 20 anos, fogo destruía 40 hectares em Forquetinha

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, fogo destruía 40 hectares em Forquetinha

Um incêndio devastava mais de 40 hectares de mata nativa no interior do município, em Picada Schossler. Bombeiros de Lajeado, moradores e voluntários tentavam apagar as chamas que queimavam há quatro dias.
Desde o início de março, mais de 20 ocorrências de incêndios em matagais já tinham sido registrados pelo

Corpo de Bombeiros. Cerca de 235 hectares foram destruídos pelo fogo na região atendida pela corporação. Na época, o Vale do Taquari enfrentava uma seca severa.

Em Sério, uma casa de madeira em Linha São Francisco foi destruída pelas chamas de um incêndio florestal. Em Fazenda VIlanova, o pai do prefeito da cidade estava internado na UTI por graves queimaduras depois de tentar controlar o fogo na comunidade de Concórdia.

Mutirão de limpeza no Taquari

O Clube Náutico Delta, de Cruzeiro do Sul, organizava um mutirão para limpar as margens do Rio Taquari. Dezenas de voluntários participaram da limpeza das margens e retirada de lixo da água. Dez barcos integraram o mutirão. A ação levou cerca de cinco horas, com voluntários de Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul.

Enquanto isso…

Morria o treinador Rinus Michels – Uma das maiores personalidades do futebol do século XX, o técnico holandês Rinus Michels falecia num hospital em Aalst, na Bélgica, aos 77 anos. Em 1999, foi eleito pela Fifa como o técnico do século. Se tornou famoso pela invenção do “futebol total” na década de 1970 e transformou a seleção da Holanda no chamado “Carrossel Holandês”, onde os jogadores não tinham posições fixas e precisavam ter grande preparo físico e técnico para ocupar várias posições ao longo do jogo. Em 1974, foi vice-campeão mundial com a seleção que ficou conhecida como Laranja Mecânica. Michels nasceu em Amsterdã, em 1928, e foi jogador de futebol na juventude. Começou a ser técnico em 1965 e liderou times como o Barcelona, Ajax e Bayer Leverkusen.

Há 50 anos…
Padre Benno Müller assumia a Paróquia de Moinhos

A solenidade de posse do novo vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do bairro Moinhos, em Lajeado, reunia religiosos e comunidade. O padre Benno Müller seria empossado na presença do bispo diocesiano Dom Alberto Entges. No dia, um cortejo de automóveis saiu da Paróquia Santo Inácio, no Centro, até a igreja do Moinhos.

Um almoço foi servido no Clube Esportivo Sete de Setembro, próximo à igreja. Na cerimônia, participaram também o pároco da Igreja Matriz, Érico Schmitz, frei Dorvalino da Paróquia São Cristóvão e o padre Navarro, do Seminário Sagrado Coração de Jesus.

 

Hoje é

  • Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo
  • Dia Internacional do Encanamento

Santo do dia: Santo Eulógio

Acompanhe
nossas
redes sociais