Lajeado inicia formação para guardas municipais

NO PARQUE HISTÓRICO

Lajeado inicia formação para guardas municipais

Curso com 900h será ministrado pela guarda de Gravataí para 34 agentes

Lajeado inicia formação para guardas municipais
Foto: Henrique Pedersini

“Coloca a segurança de Lajeado em outro patamar”. A afirmação é do secretário municipal de segurança pública, Paulo Locatelli, sobre o início do curso para 34 guardas municipais. O treinamento começou nesta segunda-feira, 10, com a aula inaugural no Parque Histórico. A partir de agora, as atividades são diárias e se estendem até o final do ano, com um total de 900h teóricas e práticas de qualificação.

Para não comprometer o trabalho dos servidores no monitoramento de trânsito e atendimento de ocorrências, os alunos foram divididos em duas turmas que se revezarão entre o curso e a rotina do departamento. “A ideia aqui é nivelar o conhecimento para situações de atendimento a população de forma a transmitir uma condição de segurança. Quando as pessoas estiverem na rua, que se tenha a certeza de estarem seguros”, especifica Locatelli.

Entre os agentes participantes do curso, há 33 homens e uma mulher. Além do entendimento sobre as atribuições da guarda, estão previstos testes de aptidão física, simulações com situações de confrontos. “A previsão é que no segundo semestre anunciemos um concurso público para complementar as vagas e fechar a escala futura da guarda”, complementa.

Foto: Henrique Pedersini

Treinamento com armas

Principal polêmica nos mais de três anos de debate do projeto para criação da guarda municipal, o porte e uso da arma de fogo recebe um módulo especial no curso e promete garantir a liberação dessa condição apenas aos que avançarem nos testes psicológicos e de manuseio do armamento. “A disciplina de armamento e tiro é importante pois trata-se de uma responsabilidade. Este quesito tem 200h de curso e avaliações rígidas. Nós que ministramos o curso somos supervisionados pela Polícia Federal até mesmo no momento da prova”, define o coordenador de ensino da guarda de Gravataí, Giovanni Oliveira.

Considerada referência no estado na formação, a guarda de Gravataí firmou convênio com Lajeado no valor de R$ 642.906,00 para o curso. Até o final de 2025, os instrutores se revezam em diferentes módulos teóricos e práticos.

 

Disciplinas a serem abordadas

• Adaptação – Ensino
• Conceitos Humanitários
• Procedimentos e Comportamentos Institucionais
• Espaço Público, Guarda Municipal e Segurança Patrimonial de Instalações Físicas
• Condicionamento Físico
• Técnicas e Procedimentos Operacionais
• Legislação
• Gestão Integrada de Segurança Pública
• Uso Legal e Progressivo da Força
• Noções Básicas Primeiros Socorros e Atendimento Pré Hospitalar
• Comunicação Técnica e Introdução ao Procedimento Operacional
• Armamento e Tiro
• Prevenção de Sinistros e Brigadista de Incêndios
• Fundamentos da Ação Policial aplicada às Guardas Municipais
• Coordenação de Ensino

Acompanhe
nossas
redes sociais