“Coloca a segurança de Lajeado em outro patamar”. A afirmação é do secretário municipal de segurança pública, Paulo Locatelli, sobre o início do curso para 34 guardas municipais. O treinamento começou nesta segunda-feira, 10, com a aula inaugural no Parque Histórico. A partir de agora, as atividades são diárias e se estendem até o final do ano, com um total de 900h teóricas e práticas de qualificação.
Para não comprometer o trabalho dos servidores no monitoramento de trânsito e atendimento de ocorrências, os alunos foram divididos em duas turmas que se revezarão entre o curso e a rotina do departamento. “A ideia aqui é nivelar o conhecimento para situações de atendimento a população de forma a transmitir uma condição de segurança. Quando as pessoas estiverem na rua, que se tenha a certeza de estarem seguros”, especifica Locatelli.
Entre os agentes participantes do curso, há 33 homens e uma mulher. Além do entendimento sobre as atribuições da guarda, estão previstos testes de aptidão física, simulações com situações de confrontos. “A previsão é que no segundo semestre anunciemos um concurso público para complementar as vagas e fechar a escala futura da guarda”, complementa.

Foto: Henrique Pedersini
Treinamento com armas
Principal polêmica nos mais de três anos de debate do projeto para criação da guarda municipal, o porte e uso da arma de fogo recebe um módulo especial no curso e promete garantir a liberação dessa condição apenas aos que avançarem nos testes psicológicos e de manuseio do armamento. “A disciplina de armamento e tiro é importante pois trata-se de uma responsabilidade. Este quesito tem 200h de curso e avaliações rígidas. Nós que ministramos o curso somos supervisionados pela Polícia Federal até mesmo no momento da prova”, define o coordenador de ensino da guarda de Gravataí, Giovanni Oliveira.
Considerada referência no estado na formação, a guarda de Gravataí firmou convênio com Lajeado no valor de R$ 642.906,00 para o curso. Até o final de 2025, os instrutores se revezam em diferentes módulos teóricos e práticos.
Disciplinas a serem abordadas
• Adaptação – Ensino
• Conceitos Humanitários
• Procedimentos e Comportamentos Institucionais
• Espaço Público, Guarda Municipal e Segurança Patrimonial de Instalações Físicas
• Condicionamento Físico
• Técnicas e Procedimentos Operacionais
• Legislação
• Gestão Integrada de Segurança Pública
• Uso Legal e Progressivo da Força
• Noções Básicas Primeiros Socorros e Atendimento Pré Hospitalar
• Comunicação Técnica e Introdução ao Procedimento Operacional
• Armamento e Tiro
• Prevenção de Sinistros e Brigadista de Incêndios
• Fundamentos da Ação Policial aplicada às Guardas Municipais
• Coordenação de Ensino