APAE LAJEADO: 70% de entrevistados estão plenamente satisfeitos com serviços, segundo pesquisa

Produzido por Estúdio Alfa

APAE LAJEADO: 70% de entrevistados estão plenamente satisfeitos com serviços, segundo pesquisa

APAE LAJEADO: 70% de entrevistados estão plenamente satisfeitos com serviços, segundo pesquisa

Apresentado por

Com um nível de satisfação de 70%, sendo 82% das participações com notas acima de 9 (em uma escala de 0 a 10), a Apae Lajeado comemora os resultados de uma pesquisa que verificou a confiabilidade das famílias que possuem filhos especiais e utilizam os serviços da instituição. O levantamento, realizado em julho e agosto de 2024, pela Morama Branding, de Lajeado, também avaliou o impacto e a relevância da Apae na vida das pessoas.

De acordo com o presidente da associação e atual presidente interino da Federação de Apaes do RS (Feapaes-RS), Marco Moresco, o alto grau de satisfação dos 108 respondentes reflete não só a importância da entidade no acolhimento das crianças e dos jovens com algum tipo de deficiência intelectual e/ou múltipla, mas também o fato de que é dado a todos um pouco mais de dignidade. “Com base nos dados coletados, temos a convicção de que a entidade presta um serviço indispensável, seja para o poder público, ao ofertar serviços de excelência, ou para as famílias, que contam com uma instituição que faz o seu trabalho com muita ética, comprometimento e amor”, destaca. 

 

Reconhecimento

A pesquisa dividida em duas fases (quantitativa e qualificativa) tem uma margem de confiança de 85%. Para a vice-presidente da Apae Lajeado, Ana Cecília Togni, o retorno positivo das famílias respondentes revela que o trabalho feito com dedicação, seriedade e muito cuidado por todos que fazem a Apae acontecer está no caminho certo. “É gratificante esse reconhecimento à missão da Apae de entregar serviços de qualidade em educação, saúde e assistência social”, enfatiza. 

 

A avaliação também é da diretora da Apae Lajeado, Ana Rech, que recebeu o resultado da pesquisa com satisfação e gratidão. “Embora já soubéssemos do trabalho de qualidade desenvolvido, ter um retorno tão consistente das famílias significa a validação do nosso atendimento e dos nossos serviços como um todo”, enfatiza, salientando que atualmente a Escola de Educação Especial Bem Me Quer atende cerca de 130 alunos, e são assistidos em torno de 300 pacientes pela equipe multidisciplinar.  

 

Parcerias são fundamentais 

Ao atender cada aluno ou paciente, a Apae reforça seu impacto muito além de uma pessoa. Seu trabalho e, por consequência, sua responsabilidade, se mostram fundamentais para a comunidade e, por isso, Moresco reforça a relevância das parcerias para a prestação dos diferentes serviços. “As parcerias nos dão a sustentabilidade que precisamos para garantir que os atendimentos aconteçam. É uma via de mão dupla”, acrescenta o presidente. 

 

Prioridade: ampliação do espaço físico 

Na pesquisa, as famílias também apontaram melhorias que gostariam que fossem implementadas. As três mais sugeridas foram, respectivamente: contratação de mais profissionais na clínica; investimento em estrutura física; e menos fila de espera. “Já imaginávamos que seriam essas demandas, pois a quantidade de atendimentos vem aumentando muito. Por isso, agora, nossa grande prioridade é a ampliação do espaço físico para podermos contratar mais profissionais e, assim, agilizar os atendimentos”, explica Moresco. 

 

A vice-presidente adiantou que já há uma comissão da nova Apae formada, mas ainda é preciso avançar em tratativas com o município de Lajeado em relação a cedência de um terreno para a obra. Atualmente, o prédio de 1,5 mil metros quadrados de área construída, localizado no bairro São Cristóvão, é todo ocupado pelas atividades ofertadas pela instituição. “Precisamos de uma estrutura maior para conseguirmos avançar”, aponta.     

 

“Só temos a agradecer pelo trabalho da Apae”

O morador de Arroio do Meio, Geferson André Schmidt, é pai do Felipe Rohde Schmidt, que frequenta a Apae Lajeado há quatro anos. Desde então, segundo ele, o desenvolvimento do filho é perceptível diariamente. “Começamos com os atendimentos na clínica, com a estimulação precoce, e agora estamos fazendo a terapia ocupacional e a hidroterapia. E no início do ano ele começou na escola. A Apae está ajudando muito no desenvolvimento do Felipe, principalmente na coordenação motora. Ele já está fazendo as coisas sozinho, como comer, tomar banho, entre outras”, exemplifica. 

 

O pai também destaca o apoio que a instituição oferece às famílias. “A Apae nos ajuda muito, tira nossas dúvidas, nos acolhe, e isso auxilia demais no cuidado do meu filho. Só tenho a agradecer por tudo o que nos proporciona”, afirma Geferson, lembrando que no ano passado foi convidado para ser o representante das famílias da Apae Lajeado. “Convite que aceitei com todo o carinho do mundo.” Ele também destacou a oportunidade de participar da pesquisa. “Dar a nossa opinião foi muito importante, especialmente pela trajetória do Felipe na Apae”, reforça. 

 

Resultados da Pesquisa de Satisfação  

Confira os principais resultados da Pesquisa de Satisfação, cujos números foram apresentados, oficialmente, nesta sexta-feira, 7, para autoridades, parceiros e convidados, na sede da Apae.

 

 Avaliações e Níveis de Aceitação:    

70% Plenamente satisfeito 

82% Satisfação acima de 9 em relação à Apae 

92% Já indicou a Apae para conhecido, familiar ou amigo 

90% Avalia com nota máxima os profissionais da clínica e da escola 

4,96 é a avaliação média dos serviços da Apae (intervalo de 1 a 5)

 

O que traz de melhor para a vida de quem frequenta a Apae? 

– Suporte e apoio

– Desenvolvimento, acolhimento e aprendizado

– Bom atendimento

– Conhecimento na área

 

Motivos que fazem as pessoas permanecerem:

69% Desenvolvimento da pessoa 

37% Acolhimento

36% Apoio

19% Orientação 

5% Conscientização