Evento em Cruzeiro do Sul celebra Dia Internacional da Mulher

ATIVIDADE alusiva

Evento em Cruzeiro do Sul celebra Dia Internacional da Mulher

Programação nesta sexta-feira, contou com palestra, roda de chimarrão, almoço comunitário, feiras de artesanato e colonial entre outras

Evento em Cruzeiro do Sul celebra Dia Internacional da Mulher
Fotos: Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Cruzeiro do Sul

Público de mais de 500 pessoas ocupou o salão comunitário de Boa Esperança Alta, em Cruzeiro do Sul, nesta sexta-feira, 7, para a 26ª edição do Encontro Regional do Dia Internacional da Mulher. Organizado pela Regional Sindical do Vale do Taquari, com o apoio de diversas entidades – entre elas a Emater/RS-Ascar – evento contou com palestra sob tema Mulheres Rurais: Força, Reconstrução e Cuidado, momentos de integração, roda de chimarrão, almoço comunitário, feiras de artesanato e colonial, espaço para cuidados com a saúde, baile com a banda Dose Dupla e outras atrações.

Como de praxe em eventos do tipo, o objetivo é o de recordar a luta das mulheres por direitos, promover o respeito à igualdade entre os gêneros e possibilitar ao público uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, bem como sobre avanços alcançados. “É evidente que quando nos encontramos juntas aqui, em um espaço de acolhida, também celebramos nossas vidas e conquistas”, enfatizou a coordenadora estadual de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Lérida Pavanello, que abriu à fala mencionando que o nome é Resistência e que sobrenome é Mulher.

Indo ao encontro das manifestações, as extensionistas sociais da Emater/RS-Ascar Elizangela Teixeira e Clarice Vaz Emmel realizaram painel em que apresentaram alguns dos resultados de uma ampla pesquisa feita com mulheres rurais, com a intenção de identificar e caracterizar as agricultoras assistidas pelo serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), bem como os espaços e as formas de inserção social e econômica. Na ocasião foram entrevistadas 5.103 mulheres rurais de 461 municípios gaúchos, entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022.

Outros temas, ligados à violência doméstica, machismo estrutural, liberdade de expressão, sororidade, igualdade e acesso e oportunidades também foram destacados pelas extensionistas. “Os tempos mudaram e hoje as mulheres são mais protagonistas, sendo importante essa rede de apoio institucional para que haja manutenção de direitos”, destacou Clarice. A história das mulheres e de suas lutas também foi lembrada e resgatada por outras lideranças, como a primeira dama Roselene Marmitt e a coordenadora regional de Mulheres Ana Beatriz Eidelwein.

Entre as autoridades que prestigiaram o encontro esteve o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar Carlos Lagemann, as coordenadoras de Mulheres de Cruzeiro do Sul Doralise Muller e Maria Sebastiani, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Marcos Hinrichsen, o presidente da cooperativa Sicredi Integração RS/MG Adilson Metz, o deputado Federal Heitor Schuch e a presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), Daiani Maria, entre outros.

Evento contou com o suporte, em todas as etapas, dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, Letícia Mairesse, Maurício Antoniolli, Marli Diehl e Paulo Severgnini.

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais