Obra avança com içamento da primeira viga

PONTE DA 130

Obra avança com içamento da primeira viga

Ao todo, são 24 peças que irão compor a futura estrutura. Lajes pré-moldadas também serão lançadas nos próximos dias. Aterro do lado de Arroio do Meio está quase pronto e empresa responsável aguarda liberação de pista em Lajeado para executar trabalhos

Obra avança com içamento da primeira viga
Quarta-feira de Cinzas foi marcada por conclusão das treliças, utilizadas para içar as peças da futura travessia. (Fotos: Gabriel Santos)
Vale do Taquari

Com a conclusão das treliças, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) dá início a uma das mais importantes etapas para a construção da nova ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio. Começou no fim desta tarde, 5, o içamento das vigas, estruturas necessárias para a montagem da travessia sobre o Rio Forqueta.

As peças estão prontas desde o ano passado e ficavam junto a outras partes da futura ponte no canteiro de obras, localizado do lado de Lajeado. A expectativa é de que o içamento ocorra de forma intercalada, de modo a permitir a colocação das lajes pré-moldadas e acelerar o andamento da obra, prevista para ser entregue em 29 de março.

“A treliça faz esse transporte das vigas, porque ela vai andar como se fosse um trem passando por cima da ponte, levando peça a peça até suas posições, nesses apoios que vão fazer a ligação. Elas ficam engatadas nas fundações e, logo, já se pode visualizar a ponte. Em seguida, já vem as lajes e poderemos até começar a caminhar sobre ela”, comenta o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr.

A estratégia para o içamento das vigas foi montada após o adiamento do trabalho previsto para iniciar no fim de fevereiro. Pelo planejamento inicial, essa etapa seria feita antes da colocação das lajes.

Liberação do aterro

Outra etapa importante da obra é a finalização dos aterros. No lado de Arroio do Meio, a obra já está praticamente pronta, restando ainda o acabamento final de pavimentação. Já no lado de Lajeado os trabalhos devem iniciar tão logo metade das vigas estejam içadas, com a colocação do material rochoso.

“Nós vamos fazer o lançamento de 12 vigas. Aí, depois, lançam-se as lajes para que os trabalhadores possam atuar em cima da ponte, nos acabamentos e outras atividades. Com essas 12 vigas, liberamos 50% da extensão do local onde será o aterro em Lajeado. Aí a empresa pode iniciar o trabalho, sem prejuízos”, comenta Vanacôr.

Pelas projeções da EGR, o asfalto no aterro do lado de Arroio do Meio deve ficar pronto até o dia 15 de março, enquanto o de Lajeado deve ser concluído na sequência.

Polêmica dos pilares

  • Diferente do que foi comentado por internautas nas redes sociais, os novos pilares possuem um diâmetro de 1,20 metro, enquanto os antigos tinham apenas 90 centímetros;
  • A EGR ressalta que a resistência estrutural não depende apenas da espessura dos pilares, mas também da resistência do concreto e da configuração das armaduras;
  • Em relação à esbeltez dos pilares, “pilares mais finos reduzem a resistência à passagem da água, minimizando o impacto da correnteza sobre a estrutura. O objetivo é alcançar um equilíbrio entre resistência e esbeltez, garantindo a segurança da ponte sem comprometer o fluxo do rio”.

Etapas em andamento

VIGAS E LAJES
– Trabalho iniciado hoje, com o içamento da primeira das 24 vigas. A projeção de conclusão até o dia 21, em conjunto com o lançamento das lajes pré-moldadas;

ATERRO
– Do lado de Arroio do Meio, resta a pavimentação. Intenção é concluir até o dia 15. No lado de Lajeado, os trabalhos vão começar a partir da liberação de 50% da pista onde estão as vigas (12 delas), o que deve ocorrer no começo da próxima semana;

Acompanhe
nossas
redes sociais