Os moradores da Rua Henrique Eckhardt, no bairro Floresta, estão acostumados: a cada programação no parque de eventos, o fluxo intenso de veículos representa nuvens de poeira que praticamente obriga as portas e janelas serem mantidas fechadas todo o tempo. Uma parceria entre os proprietários das casas e a administração municipal permite a solução de parte do problema com a pavimentação dos primeiros 416m do trecho atualmente de chão batido, que compreende cerca de 1,5 quilômetros até o espaço onde ocorrem rodeios e outras atividades.
Iniciadas em setembro do ano passado, as obras foram intensificadas nesta semana com a preparação da base para receber a camada asfáltica, resultado do programa de pavimentação comunitária. A projeção é entregar a via em condições para receber o asfalto em até 15 dias. “Estamos dando atenção especial a esta comunidade após o início ainda no ano passado. O município entra com alguns materiais, maquinários e mão de obra e o restante pelos moradores”, especifica o secretário de Obras, Fabiano Bergmann.
Nos últimos dias, retroescavadeiras e caminhões são utilizados na preparação do solo e também alinhamentos dos acessos as residências, que após o asfaltamento serão concluídos. Além de beneficiar os moradores, o investimento permite melhores condições para participantes chegaram até o parque. “Ano passado foram nove eventos de rodeio, além de veloterra. É um espaço que durante estas programações recebe muita gente”, analisa.
Os valores aplicados no projeto não foram especificados, já que dependem da quantidade de material a ser colocado no trecho pelo município.
Parceria com empresas
A pavimentação inicia no entroncamento com a RSC-453 e segue por 416m. Até o parque resta ainda cerca de um quilômetro. Esta segunda fase da melhoria está em tratativas com empresas instaladas as margens da via e nas proximidades. “A Stabil que veio pra cá depois de se mudar do Centenário, temos a Construshorr com fluxo contínuo de caminhões e materiais pesados. É uma região que só tem a crescer e por isso a obra se torna ainda mais urgente”, garante.
Também conhecida como Rua da Divisa, a Henrique Eckhardt liga Lajeado e Cruzeiro do Sul. A poeira para os moradores é um problema que se arrasta por mais de 30 anos pelo menos.