EGR inicia nesta quarta-feira içamento das vigas da ponte da ERS-130

Mês decisivo

EGR inicia nesta quarta-feira içamento das vigas da ponte da ERS-130

Montagem das treliças será finalizada nesta terça. Diretor-presidente mantém reafirma compromisso em entregar nova travessia

EGR inicia nesta quarta-feira içamento das vigas da ponte da ERS-130
Crédito: Felipe Neitzke
Lajeado

A construção da nova ponte da ERS-130 entra na reta final neste mês de março. E a expectativa da comunidade regional é de que a travessia sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio, esteja pronta e entregue para uso no próximo dia 29. Até lá, algumas etapas importantes serão cumpridas. Uma delas começa nesta quarta-feira, 5.

Conforme o diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luís Fernando Vanacôr, será concluída nesta terça-feira, 4, a montagem das treliças, o que possibilitará o início do trabalho de içamento das 24 vigas, bem como das lajes pré-moldadas. Quem passa pelas imediações já consegue visualizar a presença da estrutura.

“Estamos concluindo hoje a montagem dessas treliças. Aí, vamos buscar as vigas mais longas para colocar nos vãos mais próximos para que o deslocamento (das vigas) fique equilibrado. Será de forma intercalada. Com 12 vigas instaladas, já conseguimos liberar 50% do aterro”, comentou, em entrevista ao programa Frente e Verso, na Rádio A Hora 102,9.

Segundo Vanacôr, as peças das treliças chegaram ao canteiro de obras no meio de fevereiro e de que não havia a necessidade de montá-la antes. “É uma obra dentro de uma obra. Elas ficarão apoiadas nos pilares de concreto e depois (com a montagem da ponte) serão destruídas. E as lajes também serão lançadas com esses equipamentos”, observa.

Sobre o “mês definitivo”, o diretor-presidente da EGR salienta que, embora a quantidade de trabalhos seja grande, a parte “mais difícil” da obra já foi executada e reafirmou o objetivo de entregar a ponte no dia 29. “Pelo que tem acontecido, de planejarmos ação e ela ser concretizada, acreditamos nisso. Projetávamos para o dia 26 o início da montagem da treliça e isso ocorreu. Agora, temos a previsão de começar o içamento dia 5”.

Aterros

Quanto a construção dos aterros, a EGR estima concluir o lado de Arroio do Meio, com a colocação de asfalto e pintura da pista até o dia 16. “Vamos deixar o caminhão postado ali para não deixar que os trabalhos fiquem acumulando. E, terminando esse lado, tão logo começamos aqui do lado de Lajeado”.

Com o lançamento de 12 vigas, será possível liberar 50% da extensão do aterro. “Isso dá em torno de 90 metros. Já fizemos o cálculo. E o trabalho no aterro agora é muito mais simples”, comenta. Conforme Vanacôr, o material usado é um concreto de resistência elevada. “A cura dele é em menos dias”.

O aterro novo, além de mais alto, foi feito envolvo em rochas, de modo a garantir maior resistência à estrutura em eventuais inundações do Rio Forqueta. O projeto prevê uma rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte em ambos os lados.

Visita do MP

Na próxima sexta-feira, 7 o Ministério Público fará mais uma vistoria no local da obra da ponte. A primeira visita havia ocorrido no fim de janeiro, onde a EGR reafirmou o compromisso de entregar a ponte até 29 de março.

“Mantemos sempre a palavra previsão, pois ainda há atividades. Mas tudo que viemos programando está dando certo. Há situações que nos fizeram ganhar mais tempo e ter agilidade. A equipe está atuante”.

Polêmica dos pilares

Diferente do que foi comentado por usuários nas redes sociais, os novos pilares possuem um diâmetro de 1,20 metro, enquanto os antigos tinham apenas 90 centímetros. Vanacôr ressalta que a resistência estrutural não depende apenas da espessura dos pilares, mas também da resistência do concreto e da configuração das armaduras.

Em relação à esbeltez dos pilares, “é importante destacar que pilares mais finos reduzem a resistência à passagem da água, minimizando o impacto da correnteza sobre a estrutura. O objetivo é alcançar um equilíbrio entre resistência e esbeltez, garantindo a segurança da ponte sem comprometer o fluxo do rio”.

ACOMPANHE A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Acompanhe
nossas
redes sociais