Vale vive expectativa por entrega de pontes em março

MÊS DECISIVO

Vale vive expectativa por entrega de pontes em março

Conclusão da nova estrutura sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio, e término da reforma na travessia sobre o Rio Taquari estão previstas para as próximas semanas. Retomada a pleno das ligações entre as cidades deve minimizar caos logístico e pode representar “virada de chave”

Vale vive expectativa por entrega de pontes em março
Expectativa é de que ponte da 130 esteja pronta para uso no dia 29 de março. (FOTOS: FELIPE NEITZKE)
Vale do Taquari

Março começa cercado de expectativas na região. É para este mês a projeção de entrega de duas importantes obras de mobilidade ao Vale. A construção da nova ponte da ERS-130, sobre o Rio Forqueta, bem como a reforma da ponte da BR-386, entre Lajeado e Estrela, devem ser concluídas nas próximas semanas e tendem a minimizar o caos logístico instaurado no ano passado.

Ainda que existam outras obras de infraestrutura em andamento ou próximas de sair do papel, o funcionamento a pleno destas travessias é considerado essencial não só para o Vale, mas também para o Estado. Afinal, tanto a 130 quanto a 386 são rodovias com grande fluxo de veículos e que conectam diferentes regiões gaúchas.

Em comum, o fato de que ambas sofreram com a catástrofe climática de maio de 2024. A antiga ponte da 130 não resistiu à correnteza do Forqueta após ficar totalmente submersa, enquanto a da 386 acabou castigada pelos entulhos e ainda foi atingida por uma balsa no ápice da inundação do Rio Taquari.

Desde então, alternativas temporárias foram encontradas. As pontes de ferro – esta reconstruída –, do Exército e a estiva reconectaram Lajeado e Arroio do Meio. Intervenções na BR possibilitaram uma retomada do fluxo em julho, mas a detecção de danos estruturais levaram a uma interrupção total da ponte norte em setembro, limitando a passagem de veículos à ponte sul.

CCR garante que ponte Norte da 386 será liberada em definitivo neste mês

Intervenções mantidas

Na 130, há a expectativa para o içamento das vigas. O trabalho está previsto para começar na quarta-feira, 5, após o feriadão de Carnaval. A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) mudou a estratégia inicial após enfrentar problemas logísticos e ver o prazo anterior ficar prejudicado devido a questões climáticas.

O içamento das vigas será feito de modo a permitir a colocação das lajes pré-moldadas junto às estruturas. A estratégia foi montada após o adiamento do trabalho previsto para iniciar na sexta passada. As 24 peças serão lançadas de oito em oito. Assim, possibilitará a atuação da equipe de trabalhadores na colocação das lajes pré-moldadas.

“Entre as vigas, vamos posicionado as lajes. E aí a ponte começa também a tomar forma”, afirma o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr. A projeção é de que essa etapa seja finalizada até o dia 21. A montagem da treliça – que fará o lançamento das vigas – segue em andamento. O cronograma de entrega da ponte permanece mantido para 29 de março.

Para viabilizar o aterramento no lado de Lajeado, a Construtora Giovanella aguarda a liberação do acesso por parte da EGR e da Engedal. A retirada de formas, madeiras e demais materiais da pista é essencial para permitir a entrada dos caminhões de forma direta pela rodovia, em vez da via de serviço.

Outra etapa crucial é a demolição de estruturas de concreto armado e a remoção dos postes de energia localizados às margens da rodovia. A previsão é que sejam transportadas cerca de mil cargas de material, de Forquetinha para o aterro, de forma a deixar a pista cinco metros mais alta. Para isso, a empresa mobilizará 20 caminhões, três motoniveladoras e equipes especializadas. Com essa organização, a aplicação do asfalto pode ser finalizada em apenas um dia.

Evolução satisfatória

A alguns quilômetros, outra obra busca resolver um dos maiores gargalos da região: o trânsito na ponte do Rio Taquari, na BR-386. A reforma iniciada no fim de setembro de 2024 é necessária devido aos danos decorrentes da enchente de maio. Segundo a CCR ViaSul, os trabalhos evoluem de forma satisfatória, dentro do cronograma previsto.

“Concluímos a concretagem de um dos novos blocos de reforço da estrutura e a fundação do segundo bloco também está concluída. Vamos iniciar a concretagem do segundo bloco neste começo do mês”, informa a concessionária, em nota encaminhada à reportagem. Ainda não há um dia específico para conclusão da reforma.

Quanto a possibilidade de liberação parcial do trânsito na ponte Norte, a CCR cogita essa possibilidade. “Contudo, vai depender do resultado dos ensaios”, cita. Os testes devem ocorrer nos próximos dias.

Análise regional

Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e mestre em Desenvolvimento Regional, Cintia Agostini destaca que mobilidade e a logística são fatores determinantes para a economia local e estadual e impactam diretamente os custos de transporte e a circulação de pessoas.

Por conta disso, defende que março precisa ser um mês de virada. “Tem um compromisso tanto da EGR quanto da CCR ViaSul. Nós não podemos mais dar conta de tudo o que a gente precisa fazer e retomar efetivamente neste ano de 2025 sem essas duas estruturas à disposição da sociedade”, ressalta.

Além da reconstrução, Cíntia reforça a necessidade de planejamento para evitar novos colapsos na infraestrutura da região. “Não tem como desistir do que a gente está pleiteando, que é uma nova ponte. A gente já tinha passado por isso parcialmente lá atrás. Agora, depois de tudo que vivemos, precisamos estar melhor preparados. Não sabemos quando nem como, mas sabemos que podem vir novos eventos climáticos, e nossa infraestrutura precisa estar pronta.”

Em paralelo, a região ainda busca audiência no Ministério dos Transportes. Para isso, o grupo conta com o apoio do vice-governador Gabriel Souza. “Nossa intenção é discutir o anel viário e a ponte dentro da concessão da CCR, porque pode ser uma alternativa mais rápida e viável. Agora, isso precisa ser avaliado, pois impacta ou no prazo da concessão ou na tarifa”, explica Cíntia.

Retomada de símbolo

Foto: DIOGO FEDRIZZI

A partir da próxima quarta-feira, será retomado o tráfego de veículos na Ponte Brochado da Rocha, ligação entre Muçum e Roca Sales. A estrutura, considerada um dos símbolos da região alta, já foi liberada para a passagem de pedestres. Agora, busca-se concluir o processo de cura do concreto, que vai possibilitar o trânsito no local.

Com a indisponibilidade do trajeto da ponte, muitos moradores da região utilizavam os trilhos de trem como caminho alternativo, atravessando-os a pé. Apesar de arriscado, o trajeto era a única forma de chegar até o local.

A reconstrução da parte rodoviária da ponte, destruída durante a enchente histórica de setembro de 2023, representa um marco importante na retomada econômica da região. A obra, executada pela empresa Traçado de Erechim, contou com um investimento de R$ 9,6 milhões da Defesa Civil Nacional.

A cerimônia de inauguração, organizada pelo governo de Muçum, será um momento de celebração e reconhecimento do esforço coletivo para a reconstrução da cidade. O evento integra a programação da 5ª ExpoMuçum, a Feira da Reconstrução, que promete reunir moradores e visitantes em um evento que celebra o momento de retomada que o município vive.

As pontes, as ligações destruídas e reconectadas

2 de maio

– Enchente histórica causa danos significativos à logística regional. Cheia do Rio Forqueta leva consigo as duas pontes entre Lajeado e Arroio do Meio, incluindo a da ERS-130, e a ligação entre Marques de Souza e Travesseiro;

– No mesmo dia, Rio Taquari deixa ponte da BR-386 submersa. Estrutura é atingida por balsa e sofre danos significativos, mas resiste a inundação e segue em pé;

7 de maio

– Após quase uma semana, trânsito de veículos é liberado na ponte da BR-386, ainda que de forma limitada;

5 de junho

– EGR assina ordem de serviço para início da construção da nova ponte da ERS-130. Contudo, primeiras intervenções ocorrem somente no segundo semestre;
9 de junho

– Depois de grande mobilização da iniciativa privada, capitaneada pela Lyall, Ponte de Ferro é reconstruída e reconecta Lajeado e Arroio do Meio. Estrutura permite passagem apenas veículos leves;

19 de junho

– CCR libera fluxo de veículos em definitivo na ponte Sul da BR-386, retomando o fluxo a pleno na rodovia. Entretanto, interrupções breves por conta das obras de recuperação da estrutura seguiam;
13 de agosto

– Montada em pouco mais de um mês, ponte metálica sobre o Rio Forqueta é finalizada pelo Exército Brasileiro e entregue à comunidade, possibilitando o tráfego de veículos pesados entre Lajeado e Arroio do Meio;

21 de setembro

– Ponte norte da BR-386 é bloqueada após CCR ViaSul constatar danos estruturais significativos na estrutura. Por conta disso, fluxo passou a ser todo direcionado para a ponte Sul, travando a rodovia nos horários de maior movimento. Projeção de conclusão é para março de 2025;

28 de novembro

– EGR atualiza prazo para entrega da ponte da ERS-130, prevista para ser concluída até o Natal. Agora, nova data anunciada pela estatal é o dia 29 de março de 2025;

6 de janeiro de 2025

– Estiva sobre o Rio Forqueta é liberada e garante mais uma ligação entre Lajeado e Arroio do Meio. Estrutura foi construída pela EGR.

 

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