Luzes no fim do túnel

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Luzes no fim do túnel

O vice-governador Gabriel Souza (MDB) concedeu entrevista exclusiva ao programa Frente e Verso dessa sexta-feira para falar das negociações sobre o futuro do nosso Trem dos Vales. Em resumo, ele confirmou a boa expectativa criada após reunião com representantes do Ministério dos Transportes com relação ao possível desmembramento do trecho de 43 quilômetros da Ferrovia do Trigo, por onde passava o produto turístico do Vale do Taquari antes da trágica enchente de maio de 2024. A ideia é convencer a União e a concessionária a abrirem mão do trecho antes do fim do contrato para que possamos criar, em âmbito regional, um novo movimento – ou uma nova concessão específica ao trecho – para custear os cerca de R$ 100 milhões necessários à recuperação da malha ferroviária.

E não se assustem. Embora pareça muita grana, o governo federal planeja concessões e projetos na ordem de R$ 100 bilhões para a malha ferroviária nacional. Ou seja, R$ 100 milhões é um “cafezinho”, como bem citado pelo vice-governador. Além disso, Souza não rejeitou a possibilidade do próprio governo estadual aportar recursos via Fundo de Reconstrução do RS. Afinal, e além do incremento milionário do turismo, também precisamos da ferrovia para receber insumos e escoar nossa produção. São luzes no fim do túnel que renovam a esperança!

Pedágios e trincheiras

Enquanto alguns agentes públicos e privados se debruçam sobre o tema e lutam por um pedágio muito mais justo e sustentável ao Vale do Taquari – sem sequer cogitar um futuro sem concessão privada às nossas principais rodovias estaduais –, outros defendem o fim da cobrança de pedágio e, pelo andar da carruagem, preferem deixar nossas principais rodovias na mão do Estado. Ora, não há outras opções. Por isso, e só por isso, eu já escolhi minha trincheira. E você?

Ciclovia ao Cristo Protetor

A inauguração do Cristo Protetor de Encantado está confirmada para o dia seis de abril, a partir das 10h. Diversas autoridades regionais, nacionais e internacionais são aguardadas no histórico evento. Até mesmo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi convidado pessoalmente pelo prefeito Jonas Calvi (PSDB), durante recente viagem do gestor à capital federal, Aliás, e ainda sobre Brasília, o chefe do Executivo encantadense aproveitou a passagem para buscar recursos da área do turismo para a implantação de uma ciclovia na via de acesso ao complexo turístico e religioso.

Municipalizações

As estradas estaduais construídas a partir da década de 70 no Vale do Taquari estão defasadas e já não suportam com harmonia o atual volume de veículos. Não por menos, muitos lutam por um processo de concessão justo e sustentável para devolver competitividade e segurança viária à região. Mas isso só vale para rodovias com fluxo suficiente para o custeio das obras. Em algumas estradas menores, e diante da histórica ineficiência do Estado e da inviabilidade de implantar pedágio, as comunidades locais fazem o que podem para manter as mínimas condições de trafegabilidade e segurança. E um dos caminhos para legitimar esse modelo de gestão – e possibilitar mais investimentos e empreendimentos nas faixas de domínio – é a municipalização de trechos. Isso já ocorre com avanços em Lajeado na ERS-413 e na ERS-421, por exemplo. E agora chegou a vez de Forquetinha solicitar a municipalização de um trecho da mesma ERS-421, na Vila Storck.

As pontes de Março…

Quando voltarmos do feriadão (para alguns), já estaremos no tão aguardado mês de março. O mês de libertação logística do Vale do Taquari. O mês da reinauguração/reestruturação de três importantes pontes que conectam a região e garantem o nosso pujante desenvolvimento. A mais importante obra será finalizada na ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio. Totalmente destruída pela enchente de maio do ano passado, a travessia precisa estar finalizada até o dia 29 de março, o prazo final anunciado pelo governo estadual. Antes disso, porém, e se tudo ocorrer conforme as promessas e prazos amplamente anunciados, haverá carros trafegando nas pistas da ponte norte do Rio Taquari, entre Lajeado e Estrela, e da ponte Brochado da Rocha, entre Muçum e Roca Sales.

Mais assessores em Encantado?

A câmara de Encantado estuda a possibilidade de criar mais cargos comissionados na estrutura administrativa: os “Assessores de Bancada”. Hoje o Legislativo conta com uma só vaga de “Assessor de Bancadas”, cuja nomeação cabe à Mesa Diretora. E, entre alguns parlamentares, há o entendimento de que a situação atual permite que o tal (e único) assessor defenda os interesses de uma só bancada. E faz sentido. O que não faz sentido é inflar a máquina sem exigir qualificação.

TIRO CURTO

  • O Hospital Bruno Born (HBB) tem enfrentado mais dificuldades do que esperava para receber a autorização da Anac e colocar em funcionamento o heliponto localizado no prédio novo, no centro de Lajeado. Segundo a direção da casa de saúde, os recentes acidentes aéreos no país fizeram com que a agência aumentasse ainda mais as normas para concessão desses espaços. Mas vai ocorrer.
  • A Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil) tem atuado nos bastidores de forma muito eficiente para devolver dignidade aos mais atingidos pela enchente. Digo isso porque as pessoas – e as empresas – precisam saber destes movimentos. Afinal, apostar e acreditar nestas agências foi um dos principais divisores de água em regiões mais desenvolvidas no RS e no Brasil.

Acompanhe
nossas
redes sociais