Após o retorno dos alunos da rede municipal de ensino às salas de aula, as atividades do turno inverso também têm data para recomeçar. Com novidades, o projeto “Construindo Saberes” será retomado em 5 de março, com diferentes propostas de ações de convivência entre os estudantes.
O programa de contraturno escolar é oferecido aos alunos matriculados nas turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Os locais selecionados para atendimento dos estudantes são Moinhos do Campo, Associação de Moradores do Bairro das Indústrias (Ambi), Associação dos Servidores Públicos Municipais de Estrela (Aspume), Sesi e Escola Senador, localizada na Linha Geraldo.
Entre as novidades, o contato dos estudantes com a natureza. “No Moinhos do Campo vem essa inovação, com atividades voltadas a desconexão do digital e conexão com o campo, sem deixar de lado o apoio pedagógico, a educação socioemocional, a arte, a cultura e o esporte”, explica o secretário de Educação, Paulo Gustavo Sehn.
A trilha de aprendizado será diferente em cada ambiente. No Sesi, por exemplo, o secretário destaca que a iniciativa deve ser mais voltada à tecnologia. O objetivo é desenvolver habilidades computacionais. Atividades esportivas e que envolvam sustentabilidade e empreendedorismo também serão aplicadas.
Nos espaços da Ambi, da Aspume e da Escola Senador, os alunos terão práticas nas áreas do esporte, dança, educação socioemocional e empreendedorismo. “Vamos ter professores especialistas em oferecer oficinas que contemplam diferentes áreas de conhecimento e fazer a integração do aprendizado”, comenta Sehn.
Participação
O período de matrículas ainda segue aberto, informa o secretário. A proposta do turno inverso, ele ressalta, é atender à formação integral do estudante. “É uma forma de complementar as habilidades que estão sendo abordadas no regular. Com oficinas para trabalhar as especificidades dos alunos, temos grandes chances de descobrir talentos nestes estudantes”, afirma.
O contraturno é uma iniciativa para manter os alunos em ambiente de aprendizado. O atendimento não é obrigatório, mas existe para atender às necessidades da comunidade escolar. O secretário destaca que todos os espaços oferecem alimentação e hora de descanso aos estudantes.
Quanto à logística, o transporte entre as escolas da rede municipal e os espaços direcionados ao turno inverso é oferecido pelo município.
Espaços direcionados ao turno inverso
- Aspume
- Ambi
- Sesi
- Moinhos do Campo
- Escola Senador