Teutônia pretende implantar a coleta seletiva nos próximos meses, afirma o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Eloir Rückert. Segundo ele, um levantamento está sendo realizado para definir a melhor forma de implementação do serviço na cidade.
Conforme o secretário, a coleta seletiva estava prevista no governo anterior de forma teórica, mas, na prática, não era executada, assim como outros serviços. “Ainda estamos em processo de organização da pasta. Ao chegarmos, nos deparamos com uma série de processos de licenciamento ambiental parados, entraves na renovação do convênio da Mata Atlântica e a precariedade do maquinário”, comenta.
Além de reduzir o volume de lixo encaminhado a aterros sanitários, a gestão também busca elevar o índice de reciclagem, que hoje é de apenas 4%, destaca o subsecretário Cristiano Steffens.
Apesar da intenção do governo municipal de adotar práticas de conscientização e responsabilidade ambiental, ambos os gestores enfatizam que a colaboração da comunidade é essencial, especialmente na separação correta dos resíduos e no cumprimento do calendário de coleta.